segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

António Lobo Antunes em Tavira


António Lobo Antunes desloca-se a Tavira, no dia 11 de Dezembro, pelas 17 horas, para promover, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o seu último livro “Sôbolos Rios que Vão”, cuja apresentação será feita pelo professor universitário, João Minhoto Marques.
Entre os últimos dias de Março e os primeiros de Abril de 2007, depois de uma operação grave, o narrador, entre as dores e a confusão provocada pela anestesia e pelos medicamentos, recupera fragmentos da sua vida e das pessoas que a atravessaram: os pais e os avós, a vila da sua infância, a natureza da serra, os amores e desamores. Como um rio que corre, vamos vivendo com ele as humilhações da doença, a proximidade da morte e o chamamento da vida. Esta é a porta de entrada para o romance.
António Lobo Antunes licenciou-se em Medicina, com especialização em Psiquiatria. Exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda em Lisboa, dedicando-se, desde 1985, exclusivamente à escrita.
A experiência, em Angola, na Guerra Colonial, como tenente e médico do exército português durante vinte e sete meses (de 1971 a 1973) marcou fortemente os seus três primeiros romances.
Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo.
Pouco a pouco, a sua escrita concentrou-se, adensou-se, ganhou espessura e eficácia narrativa e a sua obra destaca-se por traçar um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX.
Pode dizer-se que os seus livros prosseguem uma contínua renovação linguística, tendo os seus últimos romances marcado, definitivamente, a ficção portuguesa dos derradeiros anos.