domingo, 7 de novembro de 2010

ALBUFEIRA AFIRMA O SEU ESTATUTO TURÍSTICO NA GALIZA

Cerimónia de Oferta ao Apóstolo de Santiago de Compostela e participação na ExpoGalecia elevam Imagem da Cidade
Entre os dias 29 de Outubro a 1 de Novembro, o Município de Albufeira esteve presente no cidade Galega de Vigo através dos seus representantes mais ilustres, num Certame de grande dimensão que serviu principalmente para reforçar os laços entre estas duas regiões, e promover mais uma vez o seu enorme potencial turístico.












Albufeira volta a demonstrar todo o seu potencial turístico em mais uma edição da EXPOGALAECIA – Salón Interncional de Turismo, Gastronomia e Artesania que decorreu na cidade Galega de Vigo, entre os dias 29 de Outubro a 1 de Novembro.
Num certame que acolheu mais de 25 mil visitantes e que contou com a representação de 500 entidades públicas e privadas, Albufeira não se fez rogada e apresentou-se com um stand de 36m², elevando mais uma vez o seu nome nesta região de Espanha.
A comitiva que visitou e representou o Município em Vigo incluiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Paderne, Guia e de Ferreiras, Francisco Guerreiro, Joaquim Vieira e Jorge Vicente, respectivamente, e o Vice-Presidente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o Eng.º Rui Justo.
Antes da inauguração oficial da Feira, a comitiva esteve, no dia 28 de Outubro, presente numa celebração de grande importância religiosa: a cerimónia de Oferta ao Apóstolo de Santiago de Compostela, onde o Presidente Desidério Silva, aproveitando o momento e em nome de Albufeira, fez uma oferta ao Apóstolo pedindo “ajuda para que as famílias portuguesas possam ultrapassar a actual crise económica, minimizando as desigualdades existentes”. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio, na Catedral desta mesma cidade, onde o Autarca fez antes a sua oferta.
Ainda no dia 28 de Outubro foi feito um reforço no campo dos contactos institucionais com entidades importantes daquela região. Assim, Desidério Silva foi recebido no Ayuntamento de Santiago de Compostela pelo vereador para as Relações Institucionais, Andrés Fariña Cadenas, e reuniu com o conselheiro da economia da Xunta da Galiza, Javier Guerra, perspectivando o desenvolvimento de relações institucionais com Albufeira. Paralelamente, uma comitiva composta pelos presidentes das Juntas de Freguesia e o Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo Dias, visitaram as obras da Cidade da Cultura, servindo-se de algumas ideias sobre o funcionamento deste grande Pólo Cultural para que, num contexto adaptado, se possam aplicar algumas concepções na dinamização cultural de Albufeira.
Para conclusão do dia, um Cocktail de promoção no Hotel NH Palácio de Vigo, que serviu duplamente para a promoção do programa da Passagem de Ano a Agências de Viagem e Operadores Turísticos da Galiza, sendo destacado pelo Presidente as potencialidades do fim de ano de Albufeira.
Já no dia 29 de Outubro, Desidério Silva participou num fórum económico sobre o “Papel da Galiza na Europa”, sendo acompanhado pelo Presidente da Diputacion Provincial de Pontevedra, Rafael Abal, que serviu para manter um conjunto de reuniões paralelas com entidades oficiais e empresários locais, destacando-se a reunião de trabalho com o Vice-Presidente do Governo Galego, D. Figueroa. Ainda no mesmo dia foram apresentados cumprimentos à Delegada da Xunta da Galiza, em Vigo, Lúcia Molares, onde foram discutidas novamente formas de potenciar Albufeira em terras de Espanha.
Na parte da tarde voltou-se à EXPOGALAECIA, onde foi feita a sessão solene de abertura que contou com a presença do Teniente Del Alcalde de Vigo Santiago Domínguez, servindo esta para delinear uma agenda com acções concretas de promoção mútua no âmbito do protocolo de cooperação assinado em Novembro de 2007 entre Albufeira e Vigo.
No final, Desidério Silva fez um balanço positivo, destacando “os diversos contactos que abriram diversas portas para se poder levar a efeito acções de promoção que ajudem a tornar a marca Albufeira mais conhecida na Galiza”. O autarca referiu também que “num contexto económico difícil, a autarquia está disponível, para juntamente com os actores económicos, criar formas de valorização do concelho, e irá continuar a desenvolver contactos que permitam aproximar Albufeira de outros destinos”.