domingo, 7 de novembro de 2010

Apresentado em Portimão: MOTOR GPL PARA A PESCA



Comparticipação pode atingir 60% - poupança de combustível 50%
O Secretário de Estado das Pescas e Agricultura (SEPA), Luís Medeiros Vieira, apresentou em Portimão um protótipo de motor a GPL, para as pequenas embarcações de pesca. Durante o V Encontro da Mútua dos Pescadores, Luís Vieira afirmou, «este protótipo de motor permite às embarcações de pesca operarem a GPL em vez da gasolina, reduzindo substancialmente os custos com o combustível, cerca de 50 por cento, e o ambiente também fica a ganhar».
Junto ao clube naval encontrava-se uma embarcação adaptada onde os técnicos explicaram o projecto. O motor foi criado pela GALP em parceria com o Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas.
O Secretário de Estado informou ainda que «o novo sistema possa vir a beneficiar cerca de 4000 embarcações da pequena pesca, que actualmente operam a gasolina».
Questionado pela assistência sobre a comercialização do motor e custos associados, esclareceu que o investimento pode custar entre 3500 a 4000 euros, contudo «o programa PROMAR apoia investimentos com um montante máximo de despesa elegível de 25 mil euros, sendo que os apoios a fundo perdido poderão atingir os 60 por cento. Através deste apoio, o Governo promove a simplificação das candidaturas e a respectiva tramitação processual». Quanto à comercialização, Luís Vieira indicou o primeiro trimestre de 2011.
O encontro iniciou-se com um debate sobre as questões ligadas à segurança dos homens do mar, ao financiamento de meios de salvação, bem como outros assuntos ligados à actividade do sector.