quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fevereiro na Biblioteca de Olhão




A Casa dos Livros de Olhão continua a dar bons motivos para uma visita. Este mês, logo no dia 6, a premiada algarvia Teresa Rita Lopes apresenta a sua última obra, “O Sul dos Meus Sonhos” e três dias depois é o psiquiatra e escritor Daniel Sampaio quem visita a Biblioteca olhanense para falar sobre “Pais vs. Filhos”. Continuamos a apresentar o projecto de promoção da leitura promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian nas instituições do concelho e os mais pequenos serão mais uma vez brindados com diversas actividades culturais.
6 de Fevereiro – 17h00 - Apresentação da obra “O Sul dos meus sonhos”, de Teresa Rita Lopes
Nascida em Faro, Teresa Rita Lopes é uma das maiores especialistas contemporâneas de Fernando Pessoa, dedicando-se especialmente à divulgação da parte inédita da sua obra, e escritora. A sua produção literária espraia-se pela poesia, teatro e contos, para além dos inúmeros ensaios sobre literatura, e tem sido várias vezes premiada. Encarado como (re)encontro identitário através da poesia e/ou homenagem/festejo da cor, saber e sabor algarvios, este novo livro abre-nos as portas a um passado presentificado em que terra e mar enformam cumplicidades indizíveis e o Algarve é indiscutível e afectivamente revisitado.
Apresentação: Rogério Silva
Público-alvo: público em geral
9 de Fevereiro - 21h30 - Daniel Sampaio fala sobre “Pais vs filhos: problemas, desafios e seu futuro no campo da saúde mental”
MITOS E REALIDADES – Ciclo de conversas informais
Se o dever de um intelectual for compreender o mundo que o cerca e o dever do revolucionário for o de agir e transformar esse mesmo mundo, então o do cientista é certamente o de descobrir e organizar o saber para prever o que ainda não se conhece.
Helder Coelho
Num ambiente descontraído e leve, de partilha e discussão enriquecedoras falaremos de coisas sérias, provando que a cultura não tem de ser “cinzenta”. A Biblioteca Municipal de Olhão procura, com figuras portuguesas de referência nacional, atravessar o manto da superficialidade e dos lugares-comuns associados a vários temas da actualidade. Tentará também perceber por que se instituíram alguns mitos em certas áreas e qual é a visão actual dos investigadores e estudiosos desse tema no pensamento contemporâneo.
Daniel Sampaio, psiquiatra, ensaísta e escritor, é professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar Sistémica. Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa e criou uma nova Unidade para Jovens em Risco no mesmo hospital.
Habituámo-nos já à sua intervenção persistente na comunicação social nos últimos 15 anos, através de co-autoria de programas de televisão (“Verdes Anos” e “Conversa Privada”), ou pela participação em programas de rádio (na Renascença e Rádio Clube Português) ou, ainda, na imprensa (“Notícias Magazine” e “Pública”). A publicação das suas obras tem suscitado interesse notório na sociedade portuguesa desde a sua estreia, em 1978, com “Droga, Pais e Filhos” e o seu percurso garante-nos que estará atento e participante na evolução das relações familiares no século XXI.
Apresentação pública do projecto de promoção da leitura “Entre a(voz) e as palavras”
No âmbito de uma candidatura ao “Concurso de Apoio a Projectos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas” – 2009, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal de Olhão foi uma das 18 bibliotecas contempladas.
Através deste apoio financeiro, o projecto com duração de 2 anos, destinado sobretudo a adultos com idade superior a 55 anos, abrangerá também as diversas faixas etárias da população e estenderá o seu raio de acção a várias instituições educativas e socioculturais do concelho.
A criação de um clube de leitura em voz alta sénior é o grande objectivo do projecto que contará ainda com encontros com escritores, contadores de histórias e formadores e muitas outras iniciativas.
Os responsáveis da Biblioteca explicam o que se quer construir neste âmbito:
- no dia 9, às 15h00, na sala polivalente do Centro Social da Quinta do Brejo - A.C.A.S.O.;
- no dia 19, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão;
- no dia 20, às 10h30, na Rádio Clube Atlântico no programa “Lado a Lado”;
- no dia 21, às 15h00, na Casa do Povo de Olhão;
- no dia 23, às 21h00, no Cineclube de Olhão;
- no dia 25, às 18h00, na Sociedade Recreativa Olhanense;
- no dia 28, às 14h00, com o Elos Clube de Olhão (no rest. O Franguinho)
Para mais informações: Tel. 289700430 ou spereira@cm-olhao.pt
27 de Fevereiro – “Do outro lado do espelho” - Ateliê de expressão dramática por Nelda Magalhães, das 16h00 às 17h30 para alunos do 1º e 2º ciclos
Olho para ti, espelho. E imagino …
Como será o mundo dentro de ti?
Eu estou aí, vejo-me em ti todos os dias. Copias-me. Mas … será que aí faço outras coisas diferentes das que faço aqui?
Atelier de expressão dramática a partir do livro de imagens “Mirror” (“Espelho”), de Suzy Lee. A reprodução do movimento, do som, de sítios imaginados e de pequenas acções. A relação de pares e de grupo. A descoberta do outro através da criatividade.
8 e 9 de Fevereiro - Diferentes Profissões, a mesma Biblioteca – visita guiada pela Biblioteca Municipal dirigida à Cooperativa Formosa de Olhão, 11h00
Segundo a sua etimologia grega, biblioteca significava a casa dos livros. Mas, ao longo do tempo, os povos foram cuidando e preparando as suas colecções de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Com o tempo mudaram os suportes dos documentos (tábuas de argila, papiro, pedra, disco magnético, etc.), descobriram-se e evoluíram as tecnologias e ocorreu uma revolução! As bibliotecas abriram as portas não só a livros, mas também a jornais, revistas, cd’s-áudio, cd’s-rom e filmes, sendo actualmente uma porta local de acesso ao conhecimento mundial. Aqui pode ler, mas também ouvir e assistir a espectáculos com arte!
12 de Fevereiro – “A Biblioteca vai às Freguesias” - Apresentação pública da Biblioteca na Junta de Freguesia de Quelfes, 15h30
Já conhece a sua biblioteca municipal? Sabe onde está situada? Mas ainda não é leitor desta “casa dos livros” (significado da palavra biblioteca em grego), que é sua e de todos? Dirija-se à sua Junta de Freguesia e nós explicamos-lhe como é que se poderá tornar leitor(a) da biblioteca. Informá-lo(a)-emos também do tipo de documentos que temos para lhe emprestar, das actividades para miúdos e graúdos que preparamos todos os meses, do acesso à internet que garantimos, do nosso cafezinho especial com vista para uma exposição e dos segredos que os livros podem ocultar…
Dê a si mesmo(a) a oportunidade de saber mais acerca de um equipamento cultural que reúne saber e lazer num espaço amplo, luminoso e confortável como lhe mostraremos através de um roteiro fotográfico feito a pensar em si.
19 de Fevereiro - Hora do Conto - A Ecoteca vai à Biblioteca - “Era uma vez …verde!”, 10h30
A Ecoteca vai à Biblioteca e propõe contos verdes, amarelos, vermelhos, violetas … e de todos as cores da natureza. Contos com joaninhas, borboletas, ramos, camaleões … que nos falam do seu comportamento ambiental e nos fazem pensar no nosso! Vamos descobrir o movimento dos animais e dançar como eles.
Público-alvo: pré-escolar e/ou 1º. 2º e 3º. Ciclos. Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430
Hora do conto – “Contos enamorados!”
Cartas de amor, corações pendurados nas montras, declarações de amor, flores, chocolatitos e mimos tais… Mas… o que é o amor? Blá, blá, blá … Há meninos a quem sobe a bainha das calças e, de repente, ficam de calções, meninas a quem os caracóis se enrolam ainda mais e, de repente, perdem a fala e mães que desatam a correr para as lojas de vestidos de noiva. O amor é o amor! E depois? Blá, blá, blá … E sabes que mais? Desconfio que até os contos e as suas personagens encontram a sua cara-metade e namorem em segredo nalgumas prateleiras mais escondidas! …
Horário:
2ª feira - 14h30 - 1º, 2º, e 3º ciclos
3ª feira - 10h30 – pré-escolar
4ª feira – 10h30 - pré-escolar / 14h30 - 1º, 2º e 3º ciclos
5ª. Feira – 10h30 - 1º. 2º e 3º. Ciclos. / 14h30 - pré-escolar
Dia 20 (sábado) – 16h00 - pré-escolar
Reservas para os jardins-de-infância e escolas com inscrição prévia: 289700430