quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Centro Histórico e Frente Ribeirinha de Olhão alvo de melhoramentos



A Câmara Municipal de Olhão tem em curso um programa de acção denominado Valorização do Centro Histórico e Frente Ribeirinha da Cidade de Olhão, que será apresentado numa exposição a inaugurar na próxima quinta-feira, a partir das 14h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), altura em que serão dados a conhecer os resultados e o novo instrumento JESSICA de Política de Cidades, no âmbito do PO Algarve 21.
Viver e usufruir os espaços emblemáticos da cidade cubista é o objectivo do trabalho que está a ser desenvolvido pela autarquia olhanense em colaboração com os seus parceiros – a empresa pública de animação de Olhão Fesnima e os Mercados Municipais de Olhão –, no âmbito da candidatura ao Eixo 3 do PO Algarve 21. O investimento total ascende a quase dois milhões de euros, sendo que um milhão é financiado. Este programa de acção é constituído por cinco projectos: Intervenção de Espaço Público Emblemático – Diversos Largos; Intervenção de Arte Urbana em Espaço Público; Elaboração do Plano de Pormenor do Centro Histórico; Programa de Dinamização dos Mercados Municipais e Animação da parceria local, dinamização do programa de acção e sua divulgação.
Revitalizar económica e socialmente os espaços urbanos degradados e/ou fragilizados é um dos intuitos da iniciativa, tal como a qualificação do ambiente urbano e os factores determinantes da qualidade de vida da população e ainda reforçar a atractividade da cidade através da preservação e valorização de espaços de excelência urbana.
São cinco os largos emblemáticos de Olhão que serão alvo de intervenção e beneficiação: Largos João da Carma, do Carolas, do Gaibéu, da Fábrica Velha e Praça Patrão Joaquim Lopes. Pretende-se dotar toda esta área de intervenção com características inovadoras através da diversificação de equipamentos, inovação na gestão urbana e apostando nas acessibilidades e mobilidade.
Este projecto contribuirá, certamente, para aumentar a qualidade e atractividade de uma das zonas mais nobres da cidade. Os cinco largos ficarão ligados entre si e cada um deles fará referência a uma das lendas de Olhão, com a introdução de peças de arte alusivas às mesmas. O percurso ficará conhecido como Caminho das Lendas e é outro importante projecto a implementar na cidade.
Outra das acções a desenvolver será a elaboração do Plano de Pormenor do Centro Histórico de Olhão, numa área de intervenção de 16 hectares e onde residem mais de duas mil pessoas.
Dinamizar os Mercados Municipais, um dos ex-libris da frente ribeirinha e da própria cidade de Olhão, também faz parte do programa: pretende-se qualificar o espaço público envolvente e elaborar um plano de comunicação e divulgação.
A empresa pública de animação de Olhão, Fesnima, dinamizará o programa de acção e a sua divulgação, através da mobilização e envolvimento dos diversos agentes, ajudar a criar as condições necessárias a uma afirmação externa do conjunto de transformações previstas e promover / divulgar junto dos Órgãos de Comunicação Social as acções a desenvolver, execução e resultados.