segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

GNR COM GRANDE ACTIVIDADE NO ALGARVE




detenções por condução ilegal

Dez condutores, de diversas nacionalidades, foram detidos durante o último fim-de-semana, na sequência de várias acções de fiscalização rodoviária que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu em vários pontos do Algarve.
No sábado, 12 de Dezembro, a Guarda Nacional Republicana de Vilamoura deteve, na Av. Tivoli, um cidadão português, de 19 anos de idade, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal, enquanto em Lagos, a GNR local interceptou um condutor com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,00 G/L.
Também o Destacamento de Trânsito da GNR de Faro deteve ao final do dia de sábado, em Albufeira, um cidadão angolano, de 35 anos, por desobediência, uma vez que se recusou a efectuar o teste de álcool.
Já na madrugada de ontem, 13 de Dezembro, a GNR de Quarteira deteve, naquela cidade, três condutores por condução sob influência de álcool, tendo acusado taxas de álcool no sangue entre 1,28 G/L e 1,49 G/L.
Também em Carvoeiro foi detido um cidadão português, de 49 anos, que acusou uma TAS de 2,02 G/L, enquanto em Salir, um português, de 56 anos de idade, foi interceptado ao volante com uma TAS de 2,09 G/L.
Ainda durante a madrugada de ontem, a GNR de Loulé deteve um cidadão português, de 34 anos de idade, por desobediência (recusa a efectuar o teste de álcool), ao passo que ao início da tarde, em Olhos de Água, a GNR local interceptou um cidadão brasileiro, de 21 anos de idade, a conduzir um veículo automóvel sem habilitação legal para tal.


PINHAS APREENDIDAS

Uma acção de fiscalização realizada pelo Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Loulé, durante o último fim-de-semana, levou à apreensão de cerca de quarenta toneladas de pinhas da espécie pinus pinea (pinheiro manso), na zona de Quarteira e de Almancil.
A apanha de pinhas de pinheiro-manso, bem como o transporte e o armazenamento das mesmas, não é permitida no período compreendido entre 01 de Abril e 15 de Dezembro, assim estabelece o Decreto-Lei 528/99 de 10 de Dezembro, que pretende que essa colheita não ocorra antes do pleno amadurecimento das pinhas.
Foram desta forma identificados três homens, com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos, tendo sido elaborados três autos de notícia por contra-ordenação, uma vez que os indivíduos tinham na sua posse pinhas acondicionados em sacas e a granel, que poderiam render cerca de 12 000 € (valor aproximado).
Da acção resultou ainda a apreensão de um veículo ligeiro, utilizado no transporte de pinhas, sendo os autos de notícia remetidos para a Direcção Regional do Núcleo Florestal do Algarve.