quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ALBUFEIRA APRESENTOU PROJECTOS NO SIL



Grande Auditório do Algarve e Futuro Museu do Barrocal
No passado dia 22 de Outubro, Albufeira esteve em destaque no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) com a apresentação de dois equipamentos projectados para o concelho.
O Município esteve representado no SIL 2010 – Salão Imobiliário de Portugal, de 21 a 24 de Outubro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
No segundo dia do evento, o stand de Albufeira foi palco da sessão de apresentação dos projectos “Grande Auditório do Algarve” e “Museu do Barrocal”, que contou com a presença do Presidente da Autarquia albufeirense, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) e da comunicação social.
A obra de Leonel Moura, concebida para o sítio da Quinta da Bolota, junto à sede da Associação de Hotelaria e Turismo do Algarve (AHETA) foi apresentada por Tânia Andrade, uma das arquitectas envolvidas no projecto a par com Luís Santos Carvalho e Jorge Moura. O Grande Auditório do Algarve, com capacidade para acolher mil espectadores, será “um edifício marcante, com várias valências, que dotará a região de uma nova centralidade cultural”, frisou Tânia Andrade. O projecto possuirá um cariz regional, estando vocacionado para acolher todo o género de eventos, desde concertos a peças de teatro, passando por conferências ou desfiles de moda. “O Grande Auditório vem reforçar o posicionamento turístico do concelho, mas também servir as nossas associações e munícipes. A crescente actividade cultural que se tem registado em Albufeira justifica a criação de um espaço de qualidade”, explicou Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal. Para o autarca, é importante criar complementaridade ao sol e à praia, exibindo espectáculos de referência e apostando na vertente cultural.
O Estudo Prévio do Futuro Museu do Barrocal foi, pela primeira vez, apresentado publicamente no SIL. O arquitecto José Luís Carvalho, em representação de Siza Vieira, descreveu as principais intervenções de reabilitação do edifício antigo que dará origem ao Museu. Mesmo no centro de Paderne, o futuro Museu irá dispor de salas de exposições permanentes e temporárias, centro de documentação e biblioteca especializada, auditório com cem lugares, gabinete de investigação, sala de serviço educativo e um espaço destinado à área técnica e administrativa. “Este projecto estruturante para a região algarvia vem combater a desertificação do interior, não só de Paderne, mas de todo o Barrocal”, explicou Desidério Silva, para quem “é de extrema importância valorizar a região e o que de mais genuíno nela existe”.
Na sua intervenção, o Presidente da ERTA destacou a importância destes “projectos -âncora para a região, concebidos por dois grandes nomes da arquitectura nacional”. Para Nuno Aires “a centralidade de Albufeira será uma mais valia para a região, que necessita, cada vez mais, de dinamização na época baixa”.
GRANDE AUDITÓRIO DO ALGARVE
Espectadores: 1000
Palco: 250 m2
Praça exterior: 800m2
Investimento: 7.000,000,00 euros

MUSEU DO BARROCAL
Área de construção nova: 1040 m2
Área de restauro: 730 m2
Investimento: 2.400,000,00 euros