segunda-feira, 12 de julho de 2010
16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE LOULÉ
Cartaz com Talking Cows, Bojan Z Tetraband, Géraldine Laurent – Time Out Trio e McCoy Tyner Trio
O Festival Internacional de Jazz de Loulé, evento musical e cultural com o carimbo da Casa Cultural de Loulé e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, volta a marcar a agenda do Verão com um cartaz repleto de nomes marcantes do Jazz mundial.
A 16ª edição tem início a 17 de Julho com o quarteto holandês Talking Cows a subir ao palco da Cerca, no Convento do Espírito Santo, pelas 22h00. É um conjunto revelação fundado por Robert Jan Vermeulen, pianista reconhecido do Jazz europeu e Frans Vermeerssen, uma referência na improvisação, que se dedica ao Jazz dos anos 50 e 60. O grupo conta ainda com Dion Nijland e Christian Thome, que trazem na bagagem dois álbuns, Bovinity de 2006 e Dairy Tales de 2008, com uma abordagem musical criativa que mistura os anos 50 e o que de melhor se faz no século XXI.
No dia 23 de Julho o festival prossegue, com Bojan Z Tetraband, a partir das 22h00, na Praça Duarte Pacheco em Loulé. O célebre pianista nasceu em Belgrado, tendo uma grande influência pela música balcânica. Bojan tem um vasto currículo de participações com os melhores músicos do género musical. Reconhecido com o galardão de melhor músico de Jazz do ano, em 2005, apresenta uma combinação única de piano acústico com eléctrico que, segundo a publicação Guardian, “é uma demonstração do que pode ser a liberdade de expressão”.
Géraldine Laurent – Time Out Trio dá continuidade às festividades no dia 30 de Julho, sexta-feira, na Praça Duarte Pacheco também pelas 22h00. A JazzWoman é uma das mais recentes propostas do Jazz francês. Mestre em Musicologia, com influências que recuam até Parker, passando por Ornette, Coltrane ou mesmo Paul Desmond, Géraldine traz consigo uma abordagem musical muito particular. Na sua formação não consta um instrumento harmónico, afirmando mesmo que o que lhe “importa é a linha melódica, o ritmo e o estado de espírito – tudo aquilo que provoca esse estado de loucura controlada.”.
A 31 de Julho, termina de forma grandiosa o Festival Internacional de Jazz de Loulé, com McCoy Tyner Trio com Joe Lovano – um concerto do programa ALLGARVE – pelas 22h00, na Praça Duarte Pacheco. Alfred McCoy Tyner é considerado um dos mais influentes pianistas de Jazz do século XX, comparável a Coltrane, com quem tocou e gravou, no saxofone. Nascido em Filadélfia em 1938, dedica-se desde os 13 à música integrando o célebre quarteto de John Coltrane, tendo gravado inúmeros álbuns em nome próprio, nos anos 60, época em que iniciou o seu trio como líder da formação. Joe Lovano, saxofonista post bop jazz, nasceu em Cleveland em 1952 e é dos mestres do Jazz actual. Considerado um dos maiores tenores do saxofone, do mundo, Joe Lovano é reconhecido pela impressão moderna que traz à improvisação. Ao longo da sua carreira tocou com nomes como John Scofield, Bill DeArango e Dave Liebman e Michael Brecker, com quem fundou Saxophone Summit.