segunda-feira, 12 de julho de 2010

RECEITAS DA HOTELARIA CRESCERAM 11,9% EM MAIO NO ALGARVE



Dados do INE contrariam AHETA
As receitas da hotelaria algarvia aumentaram 11,9 por cento em Maio, uma subida avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que atribui à região a melhor performance naquele indicador entre todas as áreas promocionais de Portugal e que contraria o balanço negativo da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Segundo o INE, em Maio registou-se ainda uma variação anual positiva nos proveitos totais acumulados (+2,4 por cento). E também neste mês, «o tráfego comercial no Aeroporto de Faro retomou o crescimento», revela a ANA, Aeroportos de Portugal.
Apesar das restrições impostas ao espaço aéreo do Norte europeu devido ao vulcão islandês, a ANA fala de aumentos homólogos de 4,1 por cento em movimentos e de 1,6 por cento em passageiros em Maio.
Estes resultados põem em causa as informações da AHETA, que indicavam um decréscimo de 9,5 por cento no volume de negócios da hotelaria algarvia naquele mês.
«Admitimos que o ano tem sido difícil, mas os dados do INE deixam-nos agradados e estamos confiantes na aceleração do crescimento para o Verão. Todo o sector está fortemente empenhado nesse objectivo», afirma o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.