segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Libertação de duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor

Nesta quinta-feira, 4 de Agosto, o RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa vai libertar duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor, numa acção para a qual estão convidados todos os interessados.
A bomba de gasolina da Penina será o ponto de encontro, às 10h30, para quem deseje assistir à libertação das cegonhas-brancas (Ciconia ciconia), deslocando-se posteriormente todas as pessoas para a Ria de Alvor, onde a devolução será precedida de uma breve palestra de campo sobre o trabalho do RIAS e acerca da biologia e ecologia desta espécie.

Aves acidentadas foram recolhidas em Portimão

Ambas as cegonhas foram recolhidas em Portimão e entregues no RIAS pelos particulares que as recuperaram, encontrando-se uma delas bastante conspurcada, o que implicou a lavagem das penas, após o que seu processo de recuperação consistiu em hidratação, alimentação própria e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.
O outro exemplar foi recolhido depois de ter colidido com um edifício, encontrando-se bastante desidratado e com extensos hematomas nas asas. Neste caso, o processo de recuperação incluiu fluidoterapia e tratamento dos hematomas.
Mais tarde, a cegonha foi transferida para uma câmara de recuperação exterior, onde exercitou o voo juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.
Situado, na Quinta de Marim, o RIAS tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.
Estes momentos de libertação de animais recuperados são o culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo oportunidades privilegiadas para o contacto com as pessoas, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país.
A Câmara Municipal de Portimão colabora com a iniciativa, tendo convidado – através do seu Departamento de Ambiente - 15 crianças do ATL Papos d´Aranha a assistirem à libertação das duas cegonhas-brancas.
A acção agendada para 4 de Agosto na Ria de Alvor será desenvolvida em colaboração com A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente, podendo a solicitação de mais informações ser feita através do e-mail rias.aldeia@gmail.com ou do telefone 927 659 313.