quarta-feira, 31 de março de 2010

II Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel "Sabores do Caldeirão"


Aquilo que comemos também faz parte da nossa história. É que na verdade, os sabores têm uma história…
Desvendar e saborear esta história, feita de tradição, de usos e costumes… é o convite da II edição da Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel “Sabores do Cadeirão” - de 1 a 15 de Abril, que hoje fará a sua apresentação oficial numa casa de história – Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel -, um espaço museológico, onde habitualmente não se fala do que se come, mas que neste dia, abrirá portas à História dos Sabores do Caldeirão.
De 1 a 15 de Abril, está de regresso a Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel. Uma quinzena onde a saúde se senta à mesa e conta uma história de sabores!
A defesa da tradicional alimentação mediterrânica bem guardada no território de São Brás de Alportel, aliada à valorização da gastronomia como um dos eixos da estratégia de desenvolvimento e promoção turísticos de um município que no coração do sotavento luta por defender as suas tradições, como atesta a marca “Slowcities”, são os objectivos desta iniciativa que teve início em 2009 e pretende continuar a tentar os sentidos.
“Não resista à tradição” é o tentador desafio que São Brás de Alportel lança a todos nesta II Quinzena Gastronómica, em tempo de Páscoa, tempo que por tradição está associado ao celebrar, à mesa, do final da Quaresma, do início da Primavera, deste recomeço que se repete ano após ano.
A 2.ª edição desta Quinzena é dedicada à tradição, tendo por madrinha a Professora Doutora Maria Manuel Valagão, que na Sessão de Apresentação oficial, no próximo dia 31, nos presenteará com uma das duas sempre tão vivas e surpreendentes alocuções sobre tradições alimentares.
Doutorada em Ciências do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Maria Manuel Valagão é investigadora em questões da Sociologia da Alimentação e do Ambiente no Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB), desde 1976, com um currículo interessantíssimo nesta área.
Por entre saborosos segredos bem guardados, poderemos provar algumas das iguarias serranas… Sabores do Caldeirão, numa tentadora prova serrana.