domingo, 24 de outubro de 2010

Associação de Municípios “Terras do Infante” e Município da Batalha celebram 550 Anos sobre a Morte do Infante D. Henrique


Presidente da República estará presente em Lagos


O programa da Celebração dos 550 Anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, a ter lugar entre os dias 12 e 14 de Novembro nos Municípios de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Batalha, foi oficialmente apresentado em Conferência de Imprensa no passado dia 18.
Nesta iniciativa estiveram presentes os três presidentes de Câmara que compõem a “Terras do Infante - Associação de Municípios”: Júlio Barroso (autarca de Lagos e presidente do Conselho Directivo da Associação), Adelino Soares (autarca de Vila do Bispo), José Amarelinho (autarca de Aljezur), Cíntia Silva (vereadora da Cultura da autarquia da Batalha) e Armando Mota, compositor da Suite das Descobertas, peça sinfónica que será estreada por esta ocasião.
“Este é um evento que procura honrar a figura do Infante D. Henrique, a sua história e o que esta figura ímpar representa para Portugal e para o Mundo, e é neste pressuposto que gostaríamos que esta Celebração se realizasse a nível nacional”, começou por afirmar Júlio Barroso, na condição de Presidente do Conselho Directivo da Associação “Terras do Infante”.
O autarca fez uma apresentação geral sobre o programa desta Celebração (ver documento anexo) destacando o facto de que, em cada um dos 4 municípios envolvidos, estão previstas iniciativas evocativas do Infante, nomeadamente as que dizem respeito à estatuária e à realização de palestras diversas sobre esta temática.
Júlio Barroso, a propósito das personalidades que aceitaram fazer parte da Comissão de Honra deste evento (ver documento anexo), anunciou, em primeira mão, a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, no dia 13 de Novembro, em Lagos, onde participará na sessão protocolar e assistirá à ante-estreia da Suite das Descobertas.
No que diz respeito a toda a programação e temáticas abordadas nestes três dias, o presidente ainda informou de que tudo será actualizado, em permanência, no site temporário www.550anos-infantedomhenrique.com.
Cíntia Silva, vereadora do Pelouro da Cultura do Município da Batalha, começou por referir que, desde a altura em que foi lançado o convite para a Batalha se associar a esta Celebração que “a autarquia não teve dúvidas em participar nesta importante iniciativa até porque, como é sabido, é no Mosteiro da Batalha que D. Henrique se encontra sepultado”. Quanto ao programa, no dia 14, na Batalha, além da Missa de Sufrágio em memória do Infante D. Henrique, celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, também se realizará uma palestra e, no final da manhã será inaugurado o Busto do Infante D. Henrique, localizado no Largo do Infante (Mosteiro da Batalha) que, de acordo com a vereadora, “será brevemente alvo de uma requalificação, o que se poderá entender como mais uma homenagem a esta grande figura da História Portuguesa”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, “o grande mérito desta celebração é o facto de conseguir unir 4 municípios para celebrar em conjunto a figura do Infante”. De acordo com o mesmo, “esta figura ímpar foi, talvez, moderna de mais para a época em que viveu, e por isso devemos saber reconhecer a sua importância na história do nosso país”. “O importante é que se saiba celebrar o Infante” afirmou o autarca a propósito das limitações financeiras dos municípios “que condicionam uma Celebração com mais pompa e circunstância”.
“O espírito inovador de D. Henrique deve acompanhar-nos sempre e é por essa razão que gostaríamos que esta Celebração fosse participada, envolvendo as comunidades neste espírito de reconhecimento pela história desta figura histórica”, apelou o autarca no final da sua intervenção.
Quanto às actividades previstas para o Município de Aljezur, e que marcarão o arranque da Celebração no dia 12, o seu Presidente, José Amarelinho, referiu que serão “mais singelas, mas dignas. Uma vez que Aljezur ainda não contava com nenhuma estatuária referente ao Infante, será por esta ocasião inaugurado, no jardim junto ao Museu Municipal, um conjunto escultórico, da autoria dos escultores Moisés Preto Paulo e Carlos Bajouca”. Reforçando a ideia do seu colega, José Amarelinho reforçou que “esta Celebração será levada a cabo com poucos recursos financeiros, mas de uma forma muito entusiástica e séria, defendendo igualmente a importância de reconhecer os feitos do Infante D. Henrique”.