domingo, 24 de outubro de 2010

ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DA SERRA DO CALDEIRÃO


A Câmara Municipal de Loulé emitiu um parecer favorável sobre a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, solicitado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na sequência do pedido de Declaração de Utilidade Pública requerido por aquela Associação.
Este parecer reflecte o modo como a Associação desenvolve as suas actividades e as repercussões na comunidade em geral, nomeadamente em termos da prevenção e combate a incêndios florestais.
Com sede no Barranco do Velho, freguesia de Salir, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é uma organização associativa de proprietários e produtores florestais, cujo objecto social inclui a prossecução de actividades directamente relacionadas com a silvicultura, a gestão e a exploração florestais, a actividade agrícola e a prestação de serviços a elas associadas.
Esta entidade tem vindo a desenvolver a sua actividade, nos últimos onze anos, no Concelho de Loulé, em colaboração com a Autarquia, associações de desenvolvimento local, universidades, Direcção Regional das Florestas e Direcção Regional de Agricultura do Algarve, entre outras.
Das actividades desenvolvidas destaca-se a dinamização do processo de constituição de uma ZIF (Zona de Intervenção Florestal) da Serra do Caldeirão/Loulé e elaboração do Plano Específico de Intervenção Florestal, principal documento orientador das acções a implementar no terreno, com vista a uma gestão económica e ambientalmente mais sustentável daquela área. Apresentou também candidaturas a financiamentos comunitários para implementar as acções consagradas no Plano.
Por outro lado, a Associação coordena a actividade de uma equipa de Sapadores Florestais que exerce, entre outras, acções de silvicultura preventiva, primeira intervenção em incêndios florestais, manutenção e beneficiação de infra-estruturas, vigilância e sensibilização do público para a prevenção e limpeza das florestais. A actividade desta equipa é um contributo fundamental na gestão florestal e defesa da floresta contra incêndios do espaço florestal do Concelho, desenvolvendo um serviço comunitário designadamente vigilância das áreas florestais, sensibilização das populações ou remoção de árvores caídas.
A realização e colaboração em actividades de educação ambiental e as candidaturas a projectos de financiamento na área florestal são outras das suas áreas de intervenção.
“Consideramos que o trabalho desenvolvido pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é de extrema importância para o Concelho, desenvolvendo diligentemente e profissionalmente toda a sua actividade de apoio técnico, execução de projectos florestais aos seus associados e comunidade em geral e, deste modo, presta serviços que beneficiam toda a sociedade e o ambiente, além de ser reconhecida na Região pelo seu excelente trabalho”, refere o executivo municipal de Loulé.