sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A realizadora Solveig Nordlung na Biblioteca Municipal de Faro

No âmbito do projeto “Cinema Entre Linhas”, a realizadora Solveig Nordlung estará presente, no próximo dia 5 de dezembro pelas 14 horas, na Biblioteca Municipal de Faro, numa atividade em parceria com o Cineclube de Faro. Um dos objetivos do projeto promovido pela Biblioteca Municipal, “Cinema Entre Linhas”, é proporcionar o contato direto com cineastas. Neste encontro com Solveig Nordlund, destinado a estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, será abordada a questão das adaptações de obras literárias ao cinema.
Solveig Nordlung nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas está radicada em Portugal há quarenta anos. Começou a sua carreira como assistente de encenação e montagem, tendo trabalhado com realizadores como Manoel de Oliveira, Fonseca e Costa, António-Pedro Vasconcelos e João Botelho, entre outros. A partir de 1974 inicia a sua carreira como realizadora, tendo no seu curriculum inúmeros documentários para a RTP e televisão sueca, curtas e longas-metragens. O seu último filme, A Morte de Carlos Gardel, estreado em Setembro passado, é uma adaptação do romance homónimo de António Lobo Antunes. A partir de 1999 começou a dedicar-se à encenação teatral, tendo divulgado diversos autores nórdicos no nosso país. A sua última encenação, a peça Do Amor, de Lars Noren, fez parte da programação da edição deste ano do conceituado Festival de Teatro de Almada.
O projeto “Cinema Entre Linhas”, é financiado pelo programa de promoção da leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. No contexto do programa, têm sido estabelecidas parcerias com entidades como a Universidade do Algarve, Direção Regional de Educação, Algarve Film Comission, entre outras, e realizadas outras ações: sessões de cinema comentadas, workshops e projeções de filmes com a presença de realizadores e atores, bem como o ciclo Conversas sobre Literatura e Cinema. Estas ações decorrerão durante todo este ano letivo, terminando em setembro de 2012, com a entrega de prémios do concurso de curtas-metragens, realizadas por alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.