terça-feira, 12 de outubro de 2010

António Pina eleito Provedor do Estudante da UAlg


O Conselho Geral da Universidade do Algarve designou por um período de cinco anos, de entre as personalidades que não pertencem à Instituição, o Provedor do Estudante. António Pina foi o eleito para defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes da academia algarvia.
A acção do Provedor do Estudante desenvolve-se em articulação com a Associação Académica e com os órgãos e serviços da instituição, designadamente com os Conselhos Pedagógicos e com as unidades orgânicas
Das suas várias atribuições, compete ao Provedor do Estudante dirigir recomendações aos órgãos competentes com vista à correcção de actos ilegais ou injustos que afectem os estudantes ou à melhoria dos serviços que lhes são prestados e ainda apreciar exposições dos estudantes, sem poder decisório, sobre matérias pedagógicas e de acção social, matérias administrativas ou quaisquer outras dos seus interesses.
Ao longo de três décadas, António Ventura Pina esteve ligado à educação, primeiro como professor (1969-1985), depois como inspector (1985) e finalmente como director regional da educação (1993), destacando-se a criação do Conselho Regional de Educação.
A partir de 1994, entre outras funções, desempenhou os cargos de vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão e Presidente da Assembleia Municipal. Já em 2005, foi Governador Civil de Faro e, mais recentemente, Presidente da Região de Turismo do Algarve.