terça-feira, 12 de outubro de 2010

Turismo do Algarve junta especialistas: SEMINÁRIO MOSTRA CAMINHOS E OPORTUNIDADES PARA O TURISMO


Cerca de 400 profissionais da indústria das Viagens e Turismo assistiram segunda-feira, 11, ao seminário «Algarve: caminhos e oportunidades para a actividade turística», numa unidade hoteleira de Albufeira.
Organizado pelo Turismo do Algarve, o seminário juntou especialistas de diferentes áreas para analisar as novas tendências do sector, do marketing tecnológico às tendências actuais de consumo em Turismo.
No painel dedicado ao e-marketing, o representante da Google Portugal, Paulo Barreto, começou por apresentar aquele serviço como potenciador do Turismo, deixando diversas pistas e outras curiosidades à assistência. Como por exemplo o facto de 78 por cento das transacções turísticas efectuadas online envolverem pesquisas.
No mesmo registo, Nuno Ponte apresentou o cluster de serviços e marcas associadas à Expedia, líder mundial de viagens on-line, que consegue maior reconhecimento público na hotels.com e na rede social tripadviser.
As oportunidades do marketing on-line para o sector hoteleiro foram sublinhadas pelo director de marketing dos hotéis Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida, que mostrou o posicionamento do grupo na Internet e redes sociais.
Entre os novos conceitos de consumo, o turismo de experiências foi esmiuçado pelo director da empresa A Vida é Bela, António Quina, que anunciou o lançamento de uma agência de viagens exclusivamente dedicada ao turismo interno. Com uma quota de mercado de setenta por cento, a empresa espera facturar 57 milhões de euros em 2010 e perto do dobro dentro de dois anos.
Seguiram-se as experiências de alta velocidade, oferecidas pelo autódromo internacional do Algarve. O director da estrutura, Paulo Pinheiro, destacou a importância dos eventos realizados no autódromo, dando por exemplo o mundial de Superbikes, com um impacto económico na região valorizado em 8,6 milhões de euros.
A discussão sobre o predomínio das companhias low cost no destino animou a mesa redonda moderada pelo presidente da entidade regional de turismo, Nuno Aires, e composta pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, pelo director do Aeroporto de Faro, António Correia Mendes, pelo presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho, e pelo consultor Sérgio Palma Brito.
Antecipando o balanço da actividade turística no Verão, Nuno Aires deu conta da «boa performance» do destino nos meses de Junho, Julho e Agosto: perto de seis milhões de dormidas em alojamento classificado (+5,1 por cento do que em igual período do ano anterior) e receitas acima dos 287 milhões de euros (+9 por cento).
O encontro contou na abertura com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.