terça-feira, 29 de junho de 2010
BOXE OLIMPICO: SERGIO PESTANA - 5º LUGAR NO CAMPEONATO EUROPEU -75 KGS
No dia 28 de Junho, encerrou-se o pano sobre mais um Campeonato Europeu de Juniores, este decorrido na Ucrânia e que teve a participação recorde de atletas e países (34 nações participantes).
A representação lusa foi feita com a participação de Sérgio Pestana (-75kg) e Paulo Bernardes (-66kg), e dos seus treinadores Walter Pestana e Bruno Carvalho, respectivamente. Paulo apesar da óptima prestação, não conseguiu ultrapassar as eliminatórias, já Sérgio Pestana chegou até aos quartos-final, mas não conseguiu superar o adversário da Bielorrúsia, apesar que, segundo o seu treinador, “a vitória foi do atleta bielorusso, mas a luta foi caracterizada pelo equilíbrio permanente, uma vez que a diferença foi apenas de três pontos, inclusive porque estamos a falar de um atleta com uma avançada experiência frente a outro que se estreia internacionalmente!”. O atleta bielorusso “venceu mas não convenceu!”, terminou com a conquista da medalha de bronze na categoria de -75 kg e Sérgio Pestana classificou-se em 5º lugar, tendo sido o título máximo conquistado pelo já Campeão do Mundo de origem russa.
O jovem pugilista Sérgio Pestana com esta prestação demonstrou que tem um lugar cativo no ranking europeu e que o Boxe português, nomeadamente o Boxe do Arena de Faro, está entre os melhores! Nas palavras do jovem promessa “o meu sonho é participar nos olímpicos, mas principalmente ter as condições adequadas de treino, principalmente, poder competir regularmente no plano internacional!”
Nas palavras do treinador Walter Pestana “verificaram-se factos agravantes do resultado do Sérgio; custos suportados particularmente, noites passadas nos bancos do aeroporto, falta de condições financeiras para estar com a antecedência apropriada para adaptação e ainda o problema da alimentação local. Estas situações contribuíram muito para que o atleta não se apresentasse na sua forma óptima física e psicológica, pois em dois dias, perdeu 4kg. Nestas condições, não se pode pedir mais aos atletas, pois a verdade é que não jogamos na mesma igualdade de circunstâncias dos outros países, que maioritariamente já estavam instalados há mais de quinze dias, na cidade, com rotinas de treino adaptadas e já acostumados ao clima, horário e comida. Quando se fala de excelência competitiva não se pode unicamente contar com o talento dos jovens, é necessário criar as condições para que o talento surja!”
ARENA DE FARO