sexta-feira, 19 de março de 2010

Olhão: Maria Vieira encarna ‘A Boba’



No próximo dia 27 de Março, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Olhão, Maria Vieira encarna o papel de Maria Miguéis, a Boba. Uma peça de teatro que desconstrói o mito medieval de Pedro e Inês, recorrendo a diversos autores, desde Agustina Bessa Luís, passando por Camões e Bocage.

Em “A Boba”, Maria Miguéis, a anã, denuncia os ciúmes de D. Afonso IV pelo filho, o medo que Pedro tinha do pai violento, da pedofilia e da homossexualidade de D. Afonso IV, das mentiras e infidelidades de Pedro e da sua cobardia, que o levou a fugir de Coimbra para não presenciar a morte da sua amada Inês.
A Boba é uma anã com alma de gigante. Um gigante maquiavélico. É uma mulher frustrada, traiçoeira, cínica, ciumenta, revoltada com a sua condição de objecto, utilizado para o prazer e conforto alheios.

Com um percurso artístico que data de 1981, Maria Vieira já pisou palcos como o do Teatro Adóque, Casa da Comédia, Teatro do Século, Teatro Maria Matos, Companhia Teatral do Chiado, Politeama, Teatro ABC, entre outros, e participou em inúmeros programas televisivos, sempre de forma brilhante, habituando o público a identificá-la num registo cómico.

Nesta peça de teatro, em que é conduzida por Carlos Avilez,que também é o encenador, a actriz dá voz, alma, expressão e emoções a uma boba corrosiva, uma figura ambígua e contraditória que se declara instigadora de todos os acontecimentos que levaram à morte de Inês de Castro.
A actriz encara este papel como um enorme desafio que abraça apaixonadamente, e o seu maior desejo é o de conseguir transmitir os sentimentos que atormentavam a anã que serviu como boba da côrte a rainha D. Beatriz, mãe de D. Pedro I.