sexta-feira, 19 de março de 2010

Governadora Civil de Faro elogia "empenho e eficácia" da PSP no Algarve


AGovernadora Civil de Faro, Isilda Gomes, destacou ontem à noite o empenho e a dedicação dos elementos do Comando de Polícia de Faro, cuja eficácia tem contribuído para que o Algarve continue a ser uma região turística segura. Isilda Gomes falava durante uma operação de combate à criminalidade geral realizada pela PSP no Distrito, que resultou na detenção de 14 pessoas e na fiscalização de cerca de um milhar de viaturas.

“Só com homens e mulheres do vosso gabarito é possível conseguirmos fazer com que o Algarve continue a ser uma óptima região para se viver e também um dos destinos de férias mais seguros a nível mundial”, referiu Isilda Gomes, elogiando o “excelente trabalho” desenvolvido pelo Comando da PSP e reiterando a sua total confiança nas Forças e Serviços de Segurança da região.

A Governadora Civil, que acompanhou a operação realizada em toda a área de jurisdição da PSP, manifestou ainda a sua disponibilidade para continuar a “lutar” pela melhoria das condições de trabalho dos elementos das Forças e Serviços de Segurança, tendo sublinhado que este objectivo constitui também uma preocupação do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, cujo “empenhamento tem sido amplamente demonstrado em todas as situações, tanto no que se refere ao reforço de meios como à construção de novas infra-estruturas, de forma a melhorar as condições de trabalho dos profissionais na área da segurança”.

A criação de uma carreira de tiro coberta na região e o início, ainda este ano, da obra de construção das futuras instalações do Corpo de Intervenção da PSP, constituem dois exemplos apontados por Isilda Gomes, em matéria de importantes investimentos já confirmados para a região.

No âmbito da operação de combate à criminalidade geral, que incluiu acções de fiscalização do trânsito, a cidadãos e estabelecimentos da região, foram detidos seis automobilistas que apresentavam taxas de alcoolemia superiores a 0,5 g/l, bem como cinco outros cidadãos por tráfico de estupefacientes, um por posse de arma proibida, um por falta de carta de condução e um por recusa ao teste de alcoolemia.

A PSP apreendeu ainda cerca de 380 doses de heroína, 60 de cocaína e 80 de haxixe e procedeu ao levantamento de 52 autos por infracções diversas ao Código da Estrada e a quatro autos de ocorrência por posse de estupefacientes.

A operação, realizada entre as 16h00 de quinta-feira e as 06h00 de hoje, integrou elementos de todas as valências do Comando de Polícia de Faro, entre as quais os da Unidade Especial que integra o Corpo de Intervenção e o Grupo Cinotécnico, bem como do Núcleo de Armas e Explosivos e das Equipas de Intervenção Rápida.

A Governadora Civil salientou ainda que, a par da importância dos resultados operacionais, as acções de combate à criminalidade geral desencadeadas regularmente em todo o Algarve, têm um efeito dissuasor muito eficaz em matéria de práticas ilícitas e permitem reforçar o sentimento de segurança na região.