sexta-feira, 19 de março de 2010

Caravana de ajuda humanitária parte de Portimão rumo à Guiné-Bissau


Os participantes na terceira expedição da Humanitarius, designada “Alicerce XXI”, vão ser recebidos nos Paços do Concelho de Portimão às 12h00 do dia 22 de Março, momentos antes de iniciarem a viagem rumo à Guiné-Bissau, onde irão entregar em hospitais e escolas do país cerca de 30 toneladas de equipamento para a saúde, educação e apoio social.

A Humanitarius - Associação Humanitária de Apoio Social Internacional enviou previamente em contentor, por via marítima, dois blocos operatórios completos de otorrino e oftalmologia, duas incubadoras, 25 berços de maternidade, ventiladores, carrinhos de bebé, camas articuláveis, ecógrafo, encefalógrafo e aspiradores de secreções, doados pelo Hospital de Faro e pelo Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

Material escolar e de apoio social, roupas, calçado e brinquedos, entre outras doações de empresas e particulares, serão distribuídos pela Humanitarius a partir do final de Março nas tabancas do interior do país.

A equipa é composta por sete voluntários, entre os quais uma médica especializada em diabetologia e uma técnica de emergência médica, que efectuarão consultas gratuitas de despistagem da diabetes a mulheres e crianças em orfanatos e hospitais, realizando ainda acções de formação sobre suporte imediato de vida e primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino do projecto “Escola para todos”.

Com vista a apoiar esta expedição, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu recentemente um contrato-programa de desenvolvimento no âmbito da solidariedade e acção social com a Humanitarius, no valor de cinco mil euros, considerando o relevante trabalho desenvolvido pela Associação, que tem sede na cidade.

A Humanitarius foi constituída na sequência da expedição Portimão-Guiné Bissau realizada há três anos, quando os participantes se aperceberam das necessidades básicas do povo guineense em áreas como a saúde e o ensino, tendo decidido angariar equipamentos para apoiar aquela população.

A comitiva sairá de Portimão em três veículos todo-o-terreno escoltados até Vila Real de Santo António por vários motoclubes algarvios, no início de uma longa viagem de seis mil quilómetros que incluirá passagens por Marrocos, Mauritânia e Senegal.