sexta-feira, 19 de março de 2010

Loulé: REMODELAÇÃO DO LARGO DR. BERNARDO LOPES E PRAÇA DA REPÚBLICA


A Câmara Municipal de Loulé vai proceder em breve à remodelação do Largo Dr. Bernardo Lopes e Praça da República, em pleno coração da cidade de Loulé. Trata-se de uma obra que pretende dar uma imagem renovada e uma nova funcionalidade a um dos principais pontos comerciais, onde se encontram edifícios emblemáticos como o Mercado Municipal, os Paços do Concelho ou a Universidade.
No ano em que se assinala o Centenário da República, a Autarquia pretende, com esta iniciativa, requalificar aquele que foi um dos espaços da cidade mais ligados à causa republicana e que, de resto, tem essa mesma designação.
De acordo com o presidente da Câmara, Seruca Emídio, a ideia é “a sua readaptação a uma função mais social, mais pedonal, que possa ser utilizada mais como praça do que como rua ou estrada”.
Este projecto prevê a remodelação das infra-estruturas viárias (faixa de rodagem/passeios/estacionamentos), rede de abastecimento de água, rede eléctrica e de iluminação pública e rede de telecomunicações.
Deste modo, será feito o rebaixamento da faixa de rodagem, ficando ao mesmo nível dos passeios, e remodeladas as passadeiras. Nos passeios será colocada nova calçada. Também os lancis existentes serão substituídos.
Os parques de estacionamento serão revestidos a calçada grada.
A faixa de rodagem deixará de ser em asfalto e será igualmente executada em calçada grada, com uma largura de 7m, mantendo-se uma via em cada sentido.
A circulação viária e estacionamento manter-se-ão, tendo em conta as necessidades de apoio ao comércio local, no entanto, será privilegiada a componente pedonal.
Em frente ao Mercado Municipal será criada uma zona para cargas e descargas.
Em termos de mobiliário urbano, serão criados bancos e papeleiras nesta artéria.
Após uma análise dos serviços técnicos da Autarquia, no projecto foi contemplada também a substituição das árvores já que a maioria está doente.
Quanto às restantes infra-estruturas, os ramais domiciliários de água e de águas residuais domésticas existentes serão remodelados. Prevê-se ainda a remodelação da rede de drenagem de águas pluviais, remodelados os ramais domiciliários existentes e substituídas as sarjetas por sumidouros.
Em termos de iluminação pública, os candeeiros existentes vão ser substituídos por novos. Será remodelada também a rede de telecomunicações.
O prazo de execução da obra é de 225 dias. O valor da adjudicação é de 729.932,66 euros.
“Iremos transformar esta rua numa praça que poderá ser utilizada de uma forma mais adequada para acontecimentos importantes, nomeadamente eventos culturais e sociais. Nesse sentido, nessas ocasiões poderá ser fechada ao trânsito”, explicou o edil que disse ainda que “esta será uma valorização para o comércio, para a cidade, e mais um espaço público enriquecido que se pretende devolver à cidade”.