sexta-feira, 19 de março de 2010

Saúde Mental, Diabetes e Investigação em discussão no terceiro dia do Encontro



27º Encontro Nacional de Clínica Geral em Vilamoura
A Saúde Mental, a Diabetes e a Investigação na especialidade de Medicina Geral e Familiar foram alguns dos temas em debate no terceiro dia do 27º Encontro Nacional de Clínica Geral.
A transversalidade da Saúde e da Doença Mental esteve em destaque numa sessão que contou tcom a participação do Prof. Dr. Ricardo Gusmão, do médico de família Nelson Gaspar e do psiquiatra Pedro Macedo. O desemprego, os problemas financeiros e o endividamento das famílias têm implicações ao nível da Saúde Mental que se vão manifestar ao longo da próxima década. E numa altura em que o programa de saúde mental está na ordem do dia, Ricardo Gusmão afirmou ser imperativo para os médicos de família atenderem, na sua prática, à qualidade da saúde mental.
No decorrer da manhã, houve ainda a oportunidade de lançar um olhar sobre a Diabetes. Rui Cernadas, Médico de Família e Presidente do Conselho Clínico do ACES Espinho/ Gaia, reforçou o peso específico desta patologia cuja prevalência continua a crescer. Segundo o relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes, apresentado em Janeiro 2010, Portugal tem actualmente mais de 900 mil diabéticos, o equivalente a 11,7% da população, entre os 20 e os 79 anos, dos quais cerca de 400 mil não estão diagnosticados. Além disso, estima-se que sejam diagnosticados todos os anos em Portugal cerca de 60 mil novos diabéticos.
Durante a tarde, a Formação e Investigação estiveram em discussão. A Prof. Doutora Isabel Santos, Médica de Família da USF Conde de Oeiras – ACES Oeiras e Professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, abordou os Doutoramentos em Medicina Geral e Familiar, destacando estes como uma ferramenta à disposição dos médicos da especialidade para activamente contribuirem para a criação e aumento do conhecimento. Através de um panorama comparativo, Isabel Santos demonstrou que, face a países como o Canadá, Holanda ou Hungria, Portugal regista um reduzido número de médicos de MGF que prosseguem pela via da investigação. E para aumentar esta capacidade que credencia cientificamente os profissionais, a responsável apontou alguns caminhos futuros: a criação de programas de apoio à investigação, a formação de departamentos de MGF e o desenvolvimento de métodos que permitam aos médicos ter um maior tempo de dedicação à academia, pois esta é essencial para o crescimento qualitativo da investigação nacional.
Organizado pela Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral decorre até 20 de Março de 2010, em Vilamoura, estando confirmada para a cerimónia de encerramento do Encontro a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge.
Para mais informações sobre o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral, consulte o site http://www.apmcg.pt/