quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jovens de Portimão com mil e uma propostas para umas férias económicas e divertidas

Ao longo das férias de Verão, os jovens dispõem em Portimão de inúmeras propostas para passarem os seus tempos livres, do desporto à cultura ou ao convívio com a natureza, com custos muito reduzidos para as suas famílias.
As crianças poderão participar em experiências inesquecíveis de forma extremamente económica, através de uma oferta disponibilizada pelo Município que é muito diversificada.

Férias Desportivas em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande
No caso concreto das tradicionais Férias Desportivas, em cada turno uma criança poderá divertir-se e aprender durante 12 dias intensos por apenas 30 euros, beneficiando de almoços e múltiplas actividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Já em 21ª edição, esta iniciativa juntará 2500 crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e divide-se três turnos (4 a 15 de Julho; 18 a 29 de Julho; e 1 a 12 de Agosto), podendo as inscrições ser feitas de 2ª a 6ª feira nas Escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Professor José Buisel e Júdice Fialho, Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande e Complexo Desportivo de Alvor, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. No caso das actividades na Área Desportiva da Praia da Rocha as inscrições devem ser realizadas nas novas instalações da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão, Rua do Oceano Atlântico, lote 10, loja 5, Encosta da Marina, no mesmo horário.


Muito desporto na Praia da Rocha

A própria Área Desportiva da Praia da Rocha é, por si só, um excelente espaço para as crianças e os jovens passarem gratuitamente o tempo a experimentar diversas modalidades menos comuns e devidamente monitorizadas, como mergulho, canoagem, surf, fitness, yoga, dança, vela ou hidroginástica, funcionando este equipamento das 09h00 às 20h00, até 31 de Agosto.


Cursos de dança em vários estilos

Por sua vez, a Casa das Artes vai ser palco entre 4 e 29 de Julho de Cursos de Dança de Verão, projecto que visa proporcionar aos jovens que se interessem pela arte de dançar, o contacto com vários estilos, do ballet à dança contemporânea, ao jazz e ao hip-hop, ao custo de apenas 10 euros por modalidade.
A iniciativa estará dividida por dois turnos, o primeiro de 4 a 15 de Julho e o segundo de 18 a 29 de Julho, sendo as actividades leccionadas pela professora de ballet Nilsen Jorge e por Tess e Tiffanie Jorge, jovens que participaram no programa televisivo “Achas que sabes dançar”.
A idade mínima de participação é de 10 anos, decorrendo a data de inscrição do primeiro turno de 27 Junho a 1 Julho, enquanto para o segundo turno o prazo vai de 11 a 15 Julho, devendo as inscrições também ser feitas na Divisão de Desporto da Câmara de Portimão.

Á descoberta do mar no Museu

Entretanto, o Museu de Portimão volta a propor aos mais novos uma semana diferente, à descoberta das histórias do mar e dos seus habitantes, através de um programa especial para ocupação dos tempos livres e a custo zero.
Dirigida a jovens dos 7 aos 12 anos, a iniciativa pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo, com um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico, tendo como tema principal “Formas e seres marinhos”.

As inscrições individuais devem ser feitas directamente no Museu e os interessados deverão optar por um dos seguintes períodos: 27 de Junho a 1 de Julho; 4 a 8 de Julho; 11 a 15 de Julho; 18 a 22 de Julho; e 25 a 29 de Julho. Mais informações pelos contactos 282 405 235/ 230 ou oficinaeducativa@cm-portimao.pt.

Em contacto com animais e plantas na Quinta

Também a Quinta Pedagógica de Portimão oferece um atractivo programa de iniciativas dirigidas às crianças, em contacto directo com os animais e aprendendo mais sobre as árvores e plantas da região.
Aberto à curiosidade, à vontade de experimentar e ao desejo de aprender, neste espaço rural em plena cidade é possível praticar-se vários ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental e o estudo da fauna e da flora.
A Quinta funciona de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h30 e aos sábados e domingos pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h30, estando localizada na Aldeia Nova da Boavista. Os interessados podem solicitar mais informações pelos seguintes contactos: tel: 282 480730; fax: 282 480739; e-mail: quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.
Além de todas estas propostas, existe ainda uma vasta oferta de outras actividades, proporcionadas por colectividades do município e que vão da vela ao ténis, passando pelo surf ou pela canoagem, entre outras.