quarta-feira, 29 de junho de 2011

Telemóveis entre as preferências de consumo para os próximos meses

A análise do Observador Cetelem revela que a intenção de compra de telemóvel se situa entre as mais prioritárias para 27% dos portugueses, logo depois das viagens/lazer (37%) e as despesas ligadas à casa, como electrodomésticos (37%) e mobiliário (29%). No entanto, comparativamente com 2010, as intenções de compra de telemóvel decresceram 11p.p..

O Observador Cetelem revela ainda a taxa de penetração deste tipo de equipamento atingiu em 2010 os 125%, ou seja, mais do que um aparelho por pessoa.
Um outro estudo do Cetelem, apresentado no final de 2010, mostrava que o consumo de telemóveis era uma tendência expressa tanto por homens (48%) como por mulheres (52%) e uma opção de consumo dos mais jovens, uma vez que a maioria dos indivíduos, que tencionavam comprar este equipamento, se encontrava entre os 18 e os 34 anos.

Ainda nesta análise, nos dados obtidos por região, verificou-se que era no Centro (Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém) que a adesão a este tipo de equipamentos era maior (40%), seguindo-se o Sul (33%) e o Norte (27%).

As análises e previsões do Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.