quarta-feira, 29 de junho de 2011

17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE LOULÉ: NOVO FORMATO COM DIRECÇÃO DE MÁRIO LAGINHA

A um ano de atingir a maioridade, o Festival Internacional de Jazz de Loulé apresenta-se em 2011 com diversas novidades. A imagem renovada marca este novo ciclo, mas a principal novidade é a inclusão do ícone do jazz nacional Mário Laginha como director artístico.

Mas naquela que é a 17ª edição, o evento apresenta ainda um novo formato de Festival, compactado em 3 noites - 28, 29 e 30 de Julho – que irão animar a Cerca do Convento de Loulé com a presença de referências do panorama jazzístico nacional e internacional.
Logo a abrir o cartaz, Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos sobem ao palco. Nove canções saídas do cancioneiro popular brasileiro, dos standards de jazz norte-americano e das criações da dupla Maria João/Mário Laginha compõem o disco "Amoras e Framboesas", da cantora Maria João, desta vez acompanhada pela Orquestra Jazz de Matosinhos. A cantora reincide na abordagem de temas que sempre inspiraram o seu universo musical, com o suporte de uma big band que se afirmou como a mais consistente formação portuguesa no seu género.

No segundo dia do Festival, é a vez de Richard Galliano Group apresentar-se ao público com um espectáculo ao mais alto nível. Acordeonista francês de descendência italiana, Galliano é um músico extremamente versátil, capaz de deixar a sua marca em todos os tipos de contexto musical, seja a solo ou a tocar com grandes bandas.
Para encerrar o evento, no dia 30 é a vez da actuação de Aaron Parks Quartet. Com o seu modo de tocar sensível, tecnicamente rico, mas sem fronteiras melódicas, e com o sentido de cor e imaginação que evoca em cada situação musical, Parks estabelece um novo standard na expressão do piano jazz.
Todos os espectáculos têm início às 22h00. Confessamente em fase de adaptação, o Festival manter-se-á, no entanto, fiel às suas origens e ideologia que o caracterizam.
De acordo com a organização da responsabilidade da Casa da Cultura de Loulé, e com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, “confessamente em fase de adaptação, o Festival manter-se-á, no entanto, fiel às suas origens e ideologia que o caracterizam. Bem assente e orgulhoso na sua história, o Festival inicia agora uma nova era que se deseja longa e próspera, recheada de sucessos e muito bom Jazz”.