quinta-feira, 2 de setembro de 2010

“Abrir Horizontes – Educar para Incluir” no Auditório de Olhão


O Auditório Municipal de Olhão acolhe, no próximo dia 24, o seminário “Abrir Horizontes – Educar para Incluir”. Trata-se de uma iniciativa do Município de Olhão, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
A organização deste evento, onde participam vários especialistas, é da Rede Social de Olhão em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Olhão e a Associação MOJU. Com o encontro pretende-se fomentar um espaço de partilha, reflexão e avaliação sobre a problemática do abandono escolar e exclusão social, mediante a apresentação de boas práticas e experiências inovadoras de intervenção social, com base no desenvolvimento de competências pessoais de jovens em risco.
Serão debatidos temas como “ Inclusão Social em Contextos de Risco” (José Alberto Barros e Lara Brandão do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Alberto Iria e Luís Gonçalves e Marta Oliveira, do Agrupamento Vertical de Escolas João da Rosa), “Medidas de Prevenção e Minimização do Abandono Escolar” (Rui Jerónimo, coordenador regional do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve; Isabel Garcias, da equipa móvel multidisciplinar do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve), “Educação pela Arte” (por Leonel Morais, produtor cultural do Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária, do Porto), “Formas de Intervenção no Combate à Exclusão” (António Guterres, coordenador do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira) ou “Práticas Associativas para a Inclusão” (Ana Leal, coordenadora do projecto “Bom Sucesso” no âmbito do Programa Escolhas da Associação MOJU.
A sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão Francisco Leal, da presidente da CPCJ de Olhão Helena Mestre e ainda do presidente do Instituto da Segurança Social Edmundo Martinho e do director regional de Educação do Algarve Luís Correia (sujeitos a confirmação).
O encerramento estará a cargo do vereador da Câmara de Olhão António Camacho dos Santos e do director do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Arnaldo de Oliveira (sujeito a confirmação).
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas até ao dia 17 de Setembro de 2010, enviando o nome completo, local de trabalho e contactos para redesocial@cm-olhao.pt ou cpcjolhao@cm-olhao.pt.