quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VILA DE SALIR REGRESSA AO SÉCULO XIII



Salir do Tempo, de 3 a 5 de Setembro
Arranca amanhã, sexta-feira, 3 de Setembro, a segunda edição do Salir do Tempo, uma recriação histórica do século XIII, aquando da transição do domínio muçulmano para o cristão.
Através de dramatizações várias, recriação de cenários e momentos de espectáculo, Salir será novamente o palco das duas culturas que, juntas, criaram o que de mais genuíno podemos ainda observar na cultura algarvia. Mas neste regresso ao passado também há lugar para o mundo judaico.
A lenda de “O Leão e a Moura” serve de mote para toda a acção que se irá desenrolar nos vários pontos da zona histórica da vila.
O evento integra também um espaço de artesanato e de gastronomia, um mercado medieval, quinta pedagógica, jogos tradicionais, exibição de animais (nomeadamente camelos), exposições temáticas e um espaço místico.
Por todos os cantos e recantos da vila estarão animadores de rua em constante interacção com os visitantes. Los Chuplas, Strella do Dia, Minearte, Curinga, Os Trabucos, Aguillas de Valporquero ou Espada Lusitana serão alguns dos protagonistas que darão vida aos factos históricos.
Na área musical o destaque vai para os Trovas D´Amigo, um grupo de música especializado no repertório medieval galaico-português, o espectáculo Sharq Wa garb concebido para aproximar o público às composições clássicas de Marrocos, Turquia, Síria, assim como a bela música que se fazia na gloriosa época de florescimento de arte e cultura en Al-Andalus, e os Aquitânia, um grupo que interpreta um programa de música judaica-sefardita com instrumentos históricos.
O Salir do Tempo abre as portas às 19h00. A entrada é livre.