quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dia Europeu Sem Carros assinala-se em Tavira


Tavira volta a ser uma cidade sem carros no dia 22 de Setembro, dia em que comemora o Dia Europeu sem Carros, iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade.
Para assinalar este evento, que já faz parte do nosso calendário de eventos desde 2001, algumas ruas da Baixa de Tavira vão estar cortadas ao trânsito e decorrerão ao longo do dia um conjunto de actividades, especialmente dirigidas às escolas, com o propósito de sensibilizar os mais novos para a importância desta temática.
Entre as 8 e as 18 horas, estará limitado o trânsito nas seguintes ruas: Rua 5 de Outubro, Rua Jacques Pessoa, Ponte das Forças Armadas, Rua do Cais, Rua José Pires Padinha, Rua da Liberdade, Rua D. Paio Peres Correia, Largo do Postigo, Rua das Olarias, Rua António Viegas, Rua da Belafria, Calçada Dona Ana, Largo Dona Ana, Calçada da Galeria, Rua dos Pelames e Rua Gonçalo Velho.
Neste dia, em alternativa ao seu veículo, poderá utilizar os transportes urbanos (TUT), entre as 9h00 e as 18h00, nos seus respectivos circuitos, de forma gratuita.
As actividades centrar-se-ão na Praça da República e no Jardim do Coreto, entre as 9h30 e as 17 horas, e integram uma exposição sobre várias temáticas do ambiente nas arcadas dos Paços do Concelho, stands de exposição e actividades, carrinha da Diversidade e actividades como gincana de bicicleta, passeio de karts, parede de escalada e insufláveis.
Para além de toda esta animação, decorre pelas 10 horas um passeio de bicicleta pela Ecovia do Algarve, com partida e chegada à Praça da República; às 11 horas uma aula de defesa pessoal no Jardim do Coreto e o desfile da Orquestra Ritmos do Algarve na Baixa de Tavira. Pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, terá lugar uma acção de sensibilização sob o tema “Energia e Alterações climáticas”, e a fechar o programa, realiza-se uma marcha passeio, com partida das arcadas dos Paços do Concelho, às 21h30.
Está prevista, simultaneamente, a monitorização dos níveis de ruído na Praça da República, Largo da Caracolinha e Rua da Liberdade.
Ao integrar as comemorações deste Dia Europeu Sem Carros, a autarquia pretende demonstrar que os cidadãos e as autoridades locais podem contribuir para a luta contra o aquecimento global, promovendo uma mudança de comportamentos em relação ao uso de determinados tipos de transporte, designadamente, bicicleta, transportes públicos e partilha do automóvel.