quarta-feira, 23 de novembro de 2011

INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION ABRE SEDE DA DELEGAÇÃO SUL EM LOULÉ

Foi inaugurada no passado sábado, dia 19 de novembro, a nova delegação da International Police Association (IPA), na cidade de Loulé.
Esta Casa IPA / Sede da Delegação do Sul fica localizada no Largo Professor Cabrita da Silva, junto à Igreja Matriz de Loulé, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Loulé, com escritura de constituição do direito de usufruto, cabendo à Secção Portuguesa da IPA a remodelação e requalificação do prédio. Em Portugal, os estatutos da Secção Nacional da Associação Internacional conhecida sob a denominação, em língua inglesa, de International Police Association (IPA), foram aprovados em Assembleia Constituinte, a 24 de outubro de 1979, e registados por escritura pública de 18 de março de 1980. A IPA é a maior organização policial no mundo e foi formada em 1 de janeiro de 1950, está reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas e UNESCO, onde tem estatuto de observador, e faz parte da lista de Organizações Não Governamentais (ONG). Em Portugal usufrui do estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública.
A Associação adota a designação “Secção Portuguesa da IPA”, tem a sua sede em Lisboa, e compreende nove delegações a nível nacional (Continente e Ilhas). A Delegação do Sul abrange os distritos de Faro, Beja e Évora.
A IPA tem como fins, entre outros: estabelecer, manter e desenvolver relações de amizade entre os seus membros, assim como com os membros das secções nacionais de outros países; organizar esquemas de férias económicas e promover a organização de viagens de estudo bem como outras iniciativas suscetíveis de fortalecer os laços de amizade; promover quaisquer outras iniciativas ou atividades que se compreendam nos objetivos da IPA. Esta Associação tem como divisa “Servo Per Amikeco”, expressão em esperanto que significa “Servir pela Amizade”.