terça-feira, 22 de junho de 2010
São Brás de Alportel convida a desvendar as memórias da Estrada Nacional Nº2
O Município de São Brás de Alportel, com a colaboração das Estradas de Portugal convidam a redescobrir a EN n.º 2 com um programa de actividades.
Classificada como Estrada Património, desde 2003, abrangendo o itinerário que liga São Brás de Alportel a Almodôvar, como reconhecimento pelo valor desta via e pelo riquíssimo património que a envolve, a Estrada Nacional n.º 2 marcou uma época, conduziu a História e tem por isso uma história por contar…
Uma história de desenvolvimento económico do Algarve e do país, uma história de gente que a calcorreou, que trabalhou, que deixou uma Memória… Uma história de cantoneiros que a esta estrada dedicaram o seu saber e a sua vida, uma história de caixeiros viajantes, de comerciantes, de trabalhadores, de estudantes
É esta história que pode ser redescoberta com uma visita à exposição “EN n.º2, século XIX – século XXI, uma história por contar”, patente ao público na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, desde 18 de Junho a 15 de Agosto.
E no próximo dia 27, domingo, é também esta a história que convida a mais um Passeio Natureza, “EN n.º2. um caminho, uma Memória”, que desta feita conduzirá os caminhantes, por esta via secular, ao longo de quilómetros e fragmentos de um passado que marcou gerações.
O Ciclo de Passeios Natureza 2010 “Por Veredas e Caminhos” dá as boas vindas ao Verão com um refrescante passeio por uma das mais antigas vias do país. O passeio inicia-se pelas 17h30, com ponto de encontro na Biblioteca Municipal, para apreciar a exposição ali patente. Depois, pela fresquinha do fim de tarde, segue-se o passeio, que convida a apreciar os pormenores que escapam à velocidade dos nossos dias apressados, as casas de cantoneiros, os velhos marcos que acompanham o trajecto, a sinalização típica da época de construção, e muitos outros pequenos grande pormenores, que diferenciam esta estrada património e que têm muito por contar.
O passeio conta com interpretação e acompanhamento, ao longo de 6 quilómetros, subdivididos em 3 troços diferentes, por uma especialista das Estradas de Portugal, da Delegação Regional de Faro, a quem caberá desvendar curiosidades deste caminho com memória, numa viagem até ao Barranco do Velho.