quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

No próximo Domingo: Olhanense - Nacional com campanha de sensibilização sobre doenças respiratórias


Campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» presente, no próximo dia 19, no jogo Olhanense - Nacional da 14º Jornada da Liga Zon Sagres.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) encerra o Ano do Pulmão com uma acção de sensibilização sobre doenças respiratórias durante os jogos da 14ª Jornada da Liga Zon Sagres. «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» é a mensagem que vai ser visível nas várias acções a decorrer nos estádios.
«Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» é uma campanha que durante o ano de 2010, com o apoio de Cristiano Ronaldo, foi activada com inúmeras acções de informação e sensibilização junto da população para a importância da prevenção de doenças respiratórias, as quais já afectam cerda de quatro milhões de portugueses. As doenças respiratórias estão entre as cinco principais causas de morte em Portugal. A terceira causa de morte em Portugal é o cancro do pulmão, a quarta as pneumonias e a quinta a doença pulmonar obstrutiva crónica.
Para encerrar o Ano do Pulmão, a SPP e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional associaram-se, e durante alguns jogos da 14ª jornada – Braga/Académica, Beira-Mar/Vitória de Guimarães, Benfica/Rio Ave, Paços de Ferreira/Porto, Olhanense/Nacional e Vitória de Setúbal/Sporting - a mensagem «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» vai estar presente em vários suportes:
Entrada da equipa de arbitragem em campo com t-shirts alusivas à campanha;
Colocação de uma tarja alusiva à campanha (18 x 1m) no momento de formação oficial das equipas;
Colocação de 2 pendões (bandeiras) alusivas à campanha, atrás de cada uma das equipas;
Durante os flashes interview os jogadores vão envergar uma t-shirt com a mensagem da campanha.
Segundo Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da SPP «os problemas respiratórios constituem um dos principais entraves à qualidade de vida de todos nós. A prevenção continua a ser a melhor forma de fazer face às doenças respiratórias e como tal é nas acções de sensibilização que consideramos ser importante investir de modo a fomentar estilos de vida saudáveis, como seja a prática desportiva.»