quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Luís Gomes tenta iludir Munícipes acusando o PS como responsável da Dívida do Município"


Resposta do socialista e ex-edil vilarealense António Murta, que transcrevemos na íntegra:
"Será que a Câmara Municipal foi correctamente defendida neste processo?
O Sr. Engenheiro Luís Gomes tem engenho e arte para iludir as pessoas. É possível que esteja a ser injusto. Talvez haja menos charlatães na astrologia do que em cargos políticos na Câmara de Vila Real de Santo António.
Como é possível tentar confundir os munícipes dizendo: a responsabilidade do estado de penúria e de pré falência que se vive na Câmara Municipal é do processo que a opôs a um empreiteiro. O Sr. Presidente foi rápido em afirmar que o estado de dificuldade económica do Município é do anterior executivo do PS. Onde estaria o Sr. Presidente, quando lhe foi pedido para comentar a condenação do Tribunal arrestando os bens da empresa municipal, SGU? “Silêncio”.

António Murta (esq.) responde a Luís Gomes (drt)
A Câmara Municipal de VRSA tem a medalha de ouro de ser a 1ª do país a ver os seus bens arrestados na praça pública.
Quanto ao processo recente de condenação da Câmara Municipal de pagar 1,3 milhões a um empreiteiro, quero esclarecer que actuei na defesa intransigente do interesse municipal e do seu património.
Quero afirmar que a decisão de não pagar ao empreiteiro estava salvaguardada por pareceres técnicos e jurídicos de que tais importâncias não eram devidas ao empreiteiro. Talvez seja de perguntar se os múltiplos assalariados políticos e assessores jurídicos que proliferam pelos Paços do Concelho defenderam capazmente o processo de modo à Câmara Municipal o ganhar.
Pergunto-me: Será que a Câmara Municipal foi correctamente defendida?
O Sr. Presidente que foi rápido em enviar para a imprensa a decisão do tribunal, poderia igualmente informar os Munícipes dos milhões de euros que recebeu da União Europeia e da Empresa de Águas do Algarve pela realização desta obra. Seria agora de perguntar o que fez a tanto dinheiro?
Já agora, quero informar que o projecto do Interceptor de Esgotos referente à obra em questão foi da responsabilidade da Direcção Regional do Ambiente, órgão dependente do Governo Central.
Aproveito igualmente para informar que o Governo era do PSD sendo o 1º ministro o Dr. Durão Barroso.
A crítica das anomalias do projecto irão necessariamente e directamente para o responsável pelo projecto, ou seja, o Governo do PSD.
Já agora, um conselho, por favor não levem a Câmara Municipal à falência. Não esbanjem o dinheiro público. Salvaguardem a geração vindoura. Façam o trabalho para que foram eleitos: Gerir os dinheiros públicos com o mesmo cuidado com que se gere o privado", conclui o documento.

ANTÓNIO MURTA