quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ciclo de Exposições do Instituto Geográfico Português do Exército em Castro Marim



O Regimento de Infantaria nº 1 de Tavira, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, promove um Ciclo de Exposições do Instituto Geográfico Português do Exército, na vila de Castro Marim, que decorre ao longo dos meses de Fevereiro, Março e Abril.
O Ciclo temático inaugura, dia 01 de Fevereiro, com a exposição “Operações Militares no Norte de Portugal durante as invasões Francesas”, que vai estar patente ao público, na Igreja do Castelo, durante o mês de Fevereiro, de segunda a domingo, das 09.00 às 17.00 horas.
A primeira das três exposições integrou as comemorações do bicentenário da Guerra Peninsular realizadas pelo Exército Português e retrata as efemérides ocorridas no período da segunda Invasão Francesa, entre Fevereiro e Maio de 1809.
“Finis Portugalliae”é a segunda mostra do IGeoE que aborda acontecimentos determinantes na delimitação da fronteira terrestre e os conflitos inerentes, divulgando o excelente trabalho a nível da cartografia e da arquitectura militar em Portugal. Estará visitável, no Centro de Interpretação do Território do Revelim de Santo António, no mês de Março, diariamente, entre as 10.00 e às 19.00 horas.
A encerrar o ciclo de exposições do Instituto Geográfico Português do Exército Português em Castro Marim, estará patente ao público no Revelim de Santo António, “Cursos e Percursos para o Mar Oceano”, durante o mês de Abril, todos os dias, das 10 às 19.00 horas. Através desta exposição, o visitante ficará a perceber a importância dos rios portugueses e o seu contributo na delimitação natural e consolidação da nossa extensa região fronteiriça.
Esta iniciativa do Regimento de Infantaria nº 1 do Exército Português é um testemunho da maior importância para um melhor conhecimento do país do ponto de vista cartográfico e militar, mas também a sua acção na estratégia militar, durante as invasões Francesas.