quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ALBUFEIRA ASSINALA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

No próximo fim de semana, Albufeira promove, em diversos espaços culturais, as Jornadas Europeias do Património 2011. Ao longo de três dias, o público tem ao seu dispor mostras sobre a temática na Biblioteca Municipal e Museu de Arqueologia, e visitas guiadas à Zona Antiga da cidade.
O Município de Albufeira associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património 2011, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. De 23 a 25 de setembro, o concelho vai ser palco de várias atividades. Já na sexta feira, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe a projeção do documentário científico “Preservação de Revestimentos Exteriores Tradicionais”, que constitui uma reflexão sobre o contributo que podemos prestar para a sua preservação. Após o visionamento da película, os participantes serão convidados a visitar a exposição sobre a temática “Património e Paisagem”, patente na Biblioteca Municipal. Relembramos que ao longo dos três dias, o Museu Municipal de Arqueologia vai realizar visitas orientadas à Zona Antiga da cidade. No dia 23 setembro, abre ao público a mostra documental de projetos arquitetónicos de antigos edifícios marcantes para a evolução urbana de Albufeira. A exposição ficará patente no Museu de Arqueologia até ao final do ano.
No dia 24 de setembro, sábado, terá lugar a visita-descoberta "Fragmentos de edifícios, fragmentos de histórias", que convida o público a lançar um novo olhar sobre a paisagem urbana e o património que a constitui. Com partida da Praça da República, os participantes vão contemplar alguns dos edifícios mais representativos da zona antiga de Albufeira, em dois horários disponíveis: das 10h30 às 12h30 ou das 14h00 às 16h00. Na sexta feira, dia 23, esta visita é direcionada às escolas.