quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO NO CONCELHO DE LOULÉ

“Pequeno-almoço Algarve” apresentado aos hoteleiros é uma das iniciativas previstas. Na próxima terça-feira, 27 de Setembro, Loulé, um dos mais importantes municípios portugueses em termos da dinâmica turística, assinala o Dia Mundial do Turismo com diversas actividades. O programa arranca pelas 8h30, no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, com um pequeno-almoço para os directores hoteleiros do Concelho, servido com produtos locais. Neste momento serão apresentados os produtos e um conjunto de produtores representativo e que garante alguma capacidade de produção/fornecimento não só para o pequeno-almoço diário, como para a realização de eventos de carácter pontual.
Com esta iniciativa, pretende a Autarquia evidenciar a possibilidade das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas poderem vir a proporcionar aos seus clientes uma oferta diferenciadora, capaz de contribuir para a qualificação do destino Algarve, possibilitando ao mesmo tempo o escoamento da produção local de qualidade. O Projecto “Pequeno Almoço Algarve” induz um importante estímulo a sectores de actividade económica fundamentais para a sustentação do ambiente, da paisagem e da identidade do território, permitindo à hotelaria evidenciar no seu exercício responsabilidade social e ambiental, ao contribuir para a viabilização e desenvolvimento de sectores económicos mais frágeis mas essenciais à manutenção e regeneração do território da Região, e para a redução de emissões C02 consumindo produtos de proximidade.
Auto-caravanismo no Ameixial Na parte da tarde, as actividades do Dia Mundial do Turismo decorrem no interior do Concelho, na freguesia do Ameixial, onde às 15h30 são inaugurados os Percursos Pedestres desta localidade. Às 16h00, vai ter lugar a inauguração do Estacionamento de Auto-Caravanas do Ameixial, com lotação para 10 lugares. Este equipamento fica localizado na antiga fábrica da cortiça e pretende ser um importante contributo para promover o auto-caravanismo nestas zonas deprimidas do interior, uma componente do turismo aliada ao ambiente, que está a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Pelas 18h00, no Auditório do INUAF - Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, Cristina Ventura, directora do Longevity Wellness Resort Monchique, vai apresentar uma conferência subordinada ao tema “Turismo Sustentável”. As comemorações do Dia do Turismo encerram com um cocktail de produtos regionais, às 19h00, no Castelo de Loulé, onde serão apresentados cocktails inovadores elaborados com produtos tradicionais como o figo, alfarroba ou amêndoa. Refira-se que, ao longo do dia, a Autarquia de Loulé oferece aos visitantes dos Postos de Turismo, provas de licores e bolos regionais.