quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VRSA premiada na véspera de mais uma edição do Dia Europeu sem Carros

A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) foi hoje distinguida pelo «incentivo da utilização da bicicleta como forma de mobilidade alternativa», na categoria «autarquias», no âmbito do Prémio Nacional «Mobilidade em Bicicleta». A autarquia vilarrealense partilhou o galardão com a edilidade da Moita, por estar «empenhada na construção de ciclovias e em desenvolver uma mobilidade sustentável».
Esta é já a VI edição do Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, criado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. A provar esta aposta na utilização das duas rodas, a Câmara de VRSA vai amanhã, Dia Europeu sem Carros, promover a utilização da bicicleta, convidando, para o efeito, o senhor Jorge Aquilino, um castromarinense que tem desenvolvido protótipos de bicicletas não convencionais, adaptadas e transformadas. As várias «máquinas» vão estar em exposição durante todo o dia, na Avenida da República, e podem ser experimentadas de forma gratuita. A programação da Semana Europeia da Mobilidade termina amanhã com as celebrações do Dia Europeu sem Carros, durante o qual será simbolicamente encerrado ao trânsito automóvel um troço da Avenida da República, entre o Torreão Sul e a bomba de combustível. Das 9h00 às 17 horas, será feita a monitorização do ruído naquela artéria, para que possa ser estabelecido um ponto de comparação entre a acústica de um dia com circulação automóvel e um dia sem carros.
Durante o dia, haverá animação de rua, insufláveis para os mais novos e pinturas em papel de cenário. A Semana Europeia da Mobilidade em VRSA é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pela Freguesia de VRSA e pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral). Conta com o apoio da cadeia de supermercados Pingo Doce. O Dia sem Carros teve a primeira edição a 22 de Setembro de 1998, com a iniciativa francesa «Na cidade, sem o meu carro», depois lançada à escala europeia em 2000. Dois anos mais tarde foi criada a Semana Europeia da Mobilidade, anualmente organizada entre 16 a 22 de Setembro. Em VRSA, o Dia sem Carros é celebrado pela décima vez consecutiva.