sábado, 8 de maio de 2010

Algar apoia nadadores paraolímpicos



Protocolo com Federação de Desporto para Pessoas com Deficiência

A ALGAR, empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Algarve, vai apoiar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, no âmbito de uma iniciativa de solidariedade social transversal a todas as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal, do qual a ALGAR faz parte.
No dia 6 de Maio a holding AdP – Águas de Portugal, representando todas as empresas do grupo, assinou o protocolo de formalização desta colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
No âmbito deste protocolo que tem a duração de três anos, por cada postal electrónico de Natal enviado pelos colaboradores, serão entregues 50 cêntimos para ajudar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2012. Com a integração desta componente de solidariedade social nas actividades de celebração do Natal, o total de envios de postais electrónicos em 2009 foi superior em 52% comparativamente a 2008, confirmando a boa adesão dos colaboradores do Grupo AdP a iniciativas de apoio social.
No conjunto das empresas do Grupo, foram já recolhidos 31 mil €uros, respeitantes aos envios de postais no Natal passado. Na cerimónia de assinatura do protocolo este montante foi entregue por Pedro Serra, presidente do Grupo AdP, a Leila Marques, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Também marcaram presença o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
A ALGAR não poderia deixar de apadrinhar esta iniciativa de solidariedade social. «Os atletas de Natação Adaptada são uma mostra viva de coragem, pessoas que ultrapassam os seus próprios limites, e que dignificam o nosso país. São um orgulho e um exemplo para todos nós. A ALGAR aceitou logo o desafio de ajudar a nossa selecção a chegar aos Jogos Paraolímpicos de Londres», anuncia Hélio Barros, Administrador da ALGAR.
Do lado da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a sua presidente Leila Marques refere que «o montante entregue é fundamental para garantir a participação dos atletas em diversos eventos desportivos e, em particular, a realização de estágios em altitude, enquanto momentos preparatórios que ajudam a que os atletas cheguem aos Jogos de Londres na sua melhor condição física e psicológica».
Leila Marques acrescenta ainda que «este tipo de apoio vai também permitir que se actue numa outra área fundamental que é a da captação de novos talentos, garantindo a continuidade da prática desportiva das pessoas com deficiência».
Durante a cerimónia, a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, elogiou a iniciativa «enquanto exemplo do contributo que a sociedade civil tem, complementarmente à acção do Estado, na construção de uma sociedade sem barreiras».
Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, destacou a importância da conjugação de esforços do Estado e sociedade civil: «Sabemos que o Estado tem que ser o primeiro a apoiar quem mais precisa, mas não pode fazê-lo sozinho».
A escolha da Selecção Portuguesa de Natação Adaptada, para esta acção, decorre no contexto do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Este projecto de abrangência nacional, promove a inclusão social através de uma prática desportiva intrinsecamente relacionada com a água, um dos elementos centrais da actividade do Grupo AdP.
É de relembrar que nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, o nadador João Martins trouxe para Portugal a medalha de bronze nos 50 metros costas. Bons resultados que se repetiram no mais recente Campeonato da Europa de Natação Adaptada, na Finlândia, em Outubro de 2009, em que a selecção portuguesa arrecadou duas medalhas de prata e três de bronze.