sábado, 17 de dezembro de 2011

Orquestra do Algarve ‘abre’ novo ano em Olhão

No primeiro dia de 2012, assinala-se no Auditório Municipal de Olhão, com o habitual Concerto de Ano Novo, a entrada num novo ano. A Orquestra do Algarve atua no palco de grande sala de espetáculos olhanense a partir das 21h30. A entrada é livre.
A Orquestra do Algarve é composta por músicos selecionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes. Destinada a dotar a região de uma estrutura cultural de elevado nível artístico, desenvolve uma atividade multifacetada, com programação destinada às populações locais e turistas. Promove também ações pedagógicas, junto de camadas escolares, e formativas, para jovens músicos. Atualmente, Pedro Neves é, desde abril de 2011, Maestro Titular da OA e Cesário Costa é Principal Maestro Convidado. A personalidade artística de Pedro Neves é marcada pela profundidade, coerência e seriedade da sua interpretação musical, destacando-se como promissor maestro português. É fundador da camerata Alma Mater.
Em Olhão, a Orquestra do Algarve começa o ano da melhor maneira, com um repertório vocacionado para a época festiva que vai do Natal ao Dia de Reis, com temas alusivos a estas quadras, sem esquecer outras grandes interpretações do grupo algarvio. Entre muitas atuações na região e um pouco por todo o País, a nível internacional a OA realizou, em 2004, a sua primeira digressão, marcando presença em Itália e Espanha. Desde então, capitais europeias como Bruxelas (2006), Viena de Áustria (2007) e Londres (2008) foram palco de concertos muito aplaudidos. Em 2008 seguiu-se uma nova digressão por Espanha, passando por Cáceres, Badajoz, Mérida e Plasência. O seu repertório discográfico é composto de obras de Joly Braga Santos, João Domingos Bomtempo, Mozart, Juan C. Arriaga, entre outros. A crítica especializada é unânime nas apreciações quanto à qualidade artística desta Orquestra que reafirma, cada vez mais, o seu lugar no panorama da música clássica.