quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Dor será um problema cada vez mais importante no futuro

Em Portugal, estima-se que a dor crónica afecta mais de 30 por cento dos adultos portugueses.


Nos dias 3 e 4 de Maio, cerca de 300 pessoas, de mais de 30 países, reuniram-se no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para discutir o Impacto Social da Dor. O evento, apoiado pelo Parlamento, Comissão e Presidência da União Europeia, constituiu uma plataforma para os profissionais de saúde, especialistas, políticos e representantes das autoridades de saúde, debaterem estratégias para melhorar os cuidados de saúde relacionados com a dor na Europa.
"Cada um de nós já viveu com dor em algum momento nas nossas vidas. Este simpósio, na verdade, demonstrou o impacto que a dor tem sobre nós, como indivíduos, no nosso ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Devemos também perceber que, como o perfil demográfico da Europa está em mudança e com o envelhecimento da população, a dor será um problema cada vez mais importante no futuro. Devemos, portanto, compreendê-lo melhor e geri-lo correctamente”, afirma John Dalli, Comissário Europeu da Saúde e da Política do Consumidor.
Um dos principais resultados do simpósio é a criação de um “Roteiro para a Acção” que apela aos governos europeus e instituições da União Europeia a dar prioridade a sete dimensões concretas da Dor.
“O Roteiro para a Acção ilustra a urgência para que a Europa tome medidas que permitam colocar o impacto social da dor na agenda política de saúde. O seu sucesso é que tem em conta todos os ângulos que devem ser abordados, desde o acesso ao diagnóstico da dor, à sensibilização para as boas práticas e acompanhamento através de uma plataforma da União Europeia”, comenta Jim Higgins, membro do Parlamento Europeu.
Para obter mais informações sobre o programa de "Impacto social da Dor", de 2011, os seus resultados, bem como vídeos e fotos, consulte: http://www.sip-meetings.org/press