quinta-feira, 5 de maio de 2011

Albufeira: AUTARQUIA AVANÇA COM ESTUDO DE MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO

O Município de Albufeira encontra-se a desenvolver um Programa de Monitorização do Ruído associado aos estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho. Trata-se de um estudo que visa identificar os níveis de ruído em áreas de interesse prioritário, permitindo melhorar a qualidade de vida da população, respeitar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Estabelecimentos de Restauração e Bebidas são alvo de medições acústicas
As principais artérias ruidosas do concelho de Albufeira estão a ser alvo de uma avalização acústica, no âmbito da implementação do Programa de Monitorização do Ruído por parte da autarquia.
Os diversos estabelecimentos de restauração e bebidas localizados nas zonas identificadas, vão passar a dispor de um campo sonoro definido que não deverá ser ultrapassado, de forma a que o ruído produzido não seja um fator de incómodo para a população e para o ambiente.

O Município solicita aos agentes económicos envolvidos que colaborem com a empresa responsável pela execução do programa, tendo em conta que este pretende servir todos os intervenientes. “A resolução da problemática inerente ao ruído produzido pelos restaurantes, bares e estabelecimentos similares implica a colaboração e boa vontade de todos os visados”, apela José Sequeira, vereador do pelouro do Ambiente. Para o autarca “o aumento da qualidade de vida dos nossos munícipes obriga a reduzir substancialmente as fontes de ruído existentes no Município, de forma a proporcionar um ambiente equilibrado e condigno, especialmente aos residentes nas imediações dos espaços de lazer e diversão”.
As avaliações acústicas terão lugar na Baixa de Albufeira (Rua do MFA, Rua Alves Correia, Av. 25 de Abril, Largo 25 de Abril, Rua S. Gonçalo de Lagos, Rua Diogo Cão, Largo Cais Herculano, Rua e Travessa Cândido dos Reis, Largo Eng.º Duarte Pacheco e Av. da Liberdade); Montechoro (Av. Sá Carneiro Norte e Pátio Sá Carneiro); e Areias de São João (Av. Sá Carneiro Sul, á Carneiro Sul, incluindo Vila Nova), Rua Almeida Garrett e Vila Nova).
Após a atribuição dos campos sonoros aos diferentes estabelecimentos e a realização dos respetivos testes de medição, a autarquia vai coordenar ações de monitorização e fiscalização durante os meses de junho, julho agosto e setembro. José Sequeira relembra que “estes sistemas de monitorização são fundamentais para convergir uma política de gestão ambiental em que se pretende cumprir com os regulamentos de ruído atual”.