quinta-feira, 5 de maio de 2011

AH FADISTA! - AURORA GONÇALVES, FOI A VENCEDORA

Depois das eliminatórias de Santa Luzia, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira e Cabanas, como noticiamos, a final foi no passado dia 30 de Abril, no Cine-Teatro António Pinheiro, que encheu de público para assistir à final do concurso de Fado, Ah Fadista! organizado pela Associação Almadrava.
Em palco os doze finalistas e a convidada, Cuca Roseta, uma voz jovem que aproveitou para apresentar o seu último trabalho discográfico.

Cuca Roseta completou a boa noite de fados tendo recebido carinhosos e merecidos aplausos. Terminada a sua actuação, os concorrentes subiram ao palco para conhecer o veredicto do júri que novamente não teve tarefa fácil, dado a actuação de todos eles ter sido de alto nível, para seleccionar os três melhores e que foram: Em primeiro lugar Aurora Gonçalves, seguida de Inês Gonçalves e de Emanuela Furtado.
A vencedora, Aurora Gonçalves, disse-nos não saber o que dizer. “Estou um bocado gaga. Ainda não estou em mim, pois tenho estado doente. Este é o terceiro concurso de fado que ganho. Este, foi mais uma surpresa, porque não estava nada à espera. O prémio foi muito bem recebido, com algumas lágrimas de emoção”.





- Esta vitória pode vir a ser o abrir total da porta que está entreaberta?
- Isso é verdade. Sei lá! Talvez a porta se abra. Isto é muito complicado.
Jorge Botelho, Presidente do Município de Tavira, referiu-nos ter sido uma grande noite de fados, na 1ª. Edição do Ah Fadista!, com um excelente nível de fado amador. “Uma excelente organização da Associação Almadrava que está de parabéns toda a direcção. O Márcio fez um trabalho espectacular e depois também com uma protagonista que aqui esteve, a Cuca Roseta, uma jovem que está a aparecer no top”.
Márcio Gonçalves, Presidente da Direcção da Almadrava. “Estou contente pelo público que esteve presente na sala, numa noite magnífica, fantástica. Estou a carregar as energias. Toda a gente a cantar muito bem, com um desempenho fabuloso. Fica por aqui esta edição e por hoje é tudo”.
- Mas amanhã há mais…
- A Almadrava continua com as suas actividades. Estamos já a perspectivar o Festival “Sons da Ria” que acontecerá em Setembro. Concurso de fotografias no Verão e outras actividades que a longo prazo vão continuar a ouvir falar.
- No final foi dito?...
- Ah Fadista!
- - Para o ano há mais…
- Sim! Foi dito isso. Se conseguirmos contar com os apoios que contamos este ano é possível. Tudo isto depende muito dos apoios, sejam das Juntas de Freguesia, da Autarquia, seja de outro tipo de apoios que consigamos. Nós já vimos que é uma iniciativa de louvar e que vale a pena continuar.
Acompanhamos todo o concurso e aquilo que ouvimos e divulgamos, na oportunidade, foram palavras de incentivo a estes jovens que têm boas iniciativas para divulgar a cultura na sua terra, Santa Luzia.

Geraldo de Jesus