quinta-feira, 5 de maio de 2011

Portugueses encaminharam para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos

Em 2010, a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos recebeu e encaminhou para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Um acréscimo de 2,85% em comparação com 2009, de acordo com os dados referentes à sua actividade.

No ano passado os Portugueses encaminharam para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Em conferência de imprensa, a Amb3E destacou ainda a instalação de Pontos Electrão em quase todos os espaços comerciais do país. A associação contava no final do ano com mais de 500 locais de recepção para os equipamentos em fim de vida, o que representa o maior número de sempre de pontos de recolha destes equipamentos no país.
Relativamente ao número de aderentes destaca-se um aumento de 17,36% face ao ano 2009 que revela o esforço do trabalho desenvolvido pela associação assim como uma crescente consciencialização por parte dos aderentes.
«O ano de 2010 foi muito positivo, na medida em que ultrapassámos a percentagem de reutilização, reciclagem e taxa de valorização de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) recepcionados, em todas as categorias», afirma Victor Sousa Uva, Director Comercial e de Comunicação da Amb3E. Referindo-se aos resultados do ano passado, o responsável da Amb3E sustenta que «para o presente ano a empresa não vai exigir menos do que o alcançado até agora de forma a posicionar Portugal como um dos melhores entre os seus pares da União Europeia”concluiu.
De forma a dar continuidade ao seu desempenho, a Amb3E pretende em 2011 dar seguimento às suas campanhas e acções de sensibilização, alertando os portugueses para a importância do correcto encaminhamento dos REEE para reciclagem e informando-os sobre os locais adequados e mais próximos onde, comodamente, os podem depositar.