quinta-feira, 5 de maio de 2011

XIII Semana Coral de Lagoa

A Ideias do Levante e o Município de Lagoa (Algarve) organizam, de 7 a 15 de Maio de 2011, a décima terceira edição da Semana Coral de Lagoa.
Pretende-se com esta iniciativa a realização de vários concertos, de formações vocais/corais, pelas Freguesias do Concelho de Lagoa, ao longo da "Semana Coral". Este ano, o evento contará com a participação das Jovens Vozes de Lisboa, do Coral Atlântico (Sines), e do Coral Ideias do Levante (Lagoa/Algarve).

Caberá às Jovens Vozes de Lisboa abrir a XIII Semana Coral de Lagoa, no Sábado, dia 7 de Maio, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Lagoa. No dia seguinte, pelas 17h30, realiza-se o Encontro de Escolas de Canto, na Igreja Matriz de Estômbar. Na Quarta-feira, dia 11 de Maio, o Coral Ideias do Levante (Lagoa) visita a Igreja Matriz de Porches para actuar, pelas 21h00. No Sábado, dia 14 de Maio, o Coral Ideias do Levante, desloca-se à Quinta dos Vales (Estômbar), tendo a sua actuação prevista para as 16h00, integrada num pré-evento, alusivo ao projecto “Obrigado Portugal!”. Finalmente, no Domingo, dia 15 de Maio, caberá ao Coral Atlântico (Sines) e ao Coral Ideias do Levante encerrar a XIII Semana Coral de Lagoa, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 16h00.
Além dos concertos corais habituais, em igrejas, salões, e auditórios, a organização resolveu incluir na sua programação, para 2011, um Encontro de Escolas de Canto, no dia 8 de Maio de 2011, pelas 17h30, na Igreja Matriz de Estômbar, que irá reunir diversas instituições, do sul de Portugal, onde a disciplina do canto é leccionada, nomeadamente: Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Secção de Castro Verde; Eborae Música – Conservatório Regional de Évora; Academia de Música de Lagos – com as suas três escolas: Academia de Música de Lagos, Conservatório de Portimão e Conservatório de Música de Lagoa. Este Encontro contará com a participação da Orquestra de Cordas do Conservatório de Évora e terá, aproximadamente, 120 pessoas em palco. Com o intuito de abrilhantar a presente edição da Semana Coral, a organização decidiu, ainda, promover um concerto do Coral Ideias do Levante, num pré-evento, a realizar na Quintas dos Vales, no dia 14 de Maio de 2011, alusivo ao projecto “Obrigado Portugal!”, que irá ter lugar no mesmo local/espaço, no dia 11 de Junho de 2011.
Em cada ano, há uma semana onde o canto percorre o Concelho de Lagoa e as vozes de vários lugares se reúnem numa harmoniosa festa de melodias e sentimentos. A Semana Coral do Concelho de Lagoa é já uma referência no panorama dos festivais de Canto Coral do Algarve. Começou como um choro pequenino de uma criança forte e determinada, cresceu com cantigas de escola aprendidas e cantadas e, agora, assume-se como pesquisadora de novos sons e experiências ao nível do canto polifónico. Em cada ano, quer ir mais longe, quer trazer novidades, quer ousar voar mais alto. Cada ano que passa, a Semana Coral do Concelho de Lagoa está mais crescida. E com ela têm crescido também, a nível musical, muitos coralistas que por ela passam. Muitas amizades têm ficado. Muitos laços musicais têm sido dados. Muitos cantos encontrados. E é esse o segredo da música, um batimento musical igual ao que bate no coração de todos nós. E é por isso que gostamos de música. E é por isso que ela nos une. Ela faz os nossos corações bater ao mesmo ritmo.
A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d'Uva (mentor do projecto inicial), um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar "a 4 vozes" o (en)/canto da polifonia vocal, por terras "do Levante". Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram "depositadas" as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições...) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo.