terça-feira, 28 de junho de 2011

Xarém com Conquilhas de Olhão é candidato a Maravilha da Gastronomia

O Xarém com Conquilhas de Olhão é uma das 21 iguarias finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia. Este prato típico olhanense é o único representante algarvio na competição e será motivo para Olhão acolher em directo, na próxima sexta-feira, 1 de Julho, o programa Verão Total, da RTP1. Para votar nesta delícia gastronómica basta ligar 760 302 709, mandar um SMS para o número 709 ou aceder a www.7maravilhas.sapo.pt.
A deliciosa especialidade olhanense de Xarém com Conquilhas pode ser uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, tal como a Ria Formosa já conquistou o título de Maravilha Natural de Portugal. Para que este prato típico seja reconhecido a nível nacional, os apreciadores podem voltar até dia 7 de Setembro neste finalista.

O Xarém com Conquilhas, depois de ter passado por diversas fases do concurso – começaram por ser centenas de candidatos, passaram depois a 70 e actualmente são 21 – é agora um dos três finalistas da categoria Marisco, medindo forças com Amêijoas à Bulhão Pato e Arroz de Marisco. As outras seis categorias dividem-se em Entradas, Sopa, Peixe, Caça, Carne e Doces.
As 7 Maravilhas da Gastronomia surgem como uma oportunidade de divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confeccionados. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico.
As 7 Maravilhas a eleger vão reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas a regiões que as representam, e será seguramente um roteiro imperdível para todos os apreciadores da boa gastronomia.
No Algarve e no concelho de Olhão, o Xarém com Conquilhas tem uma história que merece ser divulgada: a farinha de milho faz-se triturando os grãos numa mó. Este milho mal moído é aproveitado para fazer xarém, as papas de milho comuns a toda a bacia mediterrânica. Há um ditado popular que diz que "Um Olhanense passava / Muito bem para onde fosse / Com um prato de xarém / E uma batatinha doce."
A receita que agora está a concurso e quer conquistar os portugueses é composta por conquilhas, farinha de milho, tiras de toucinho fumado, fatias de pão cortadas aos quadradinhos, água, azeite, cebola, coentros e sal. As conquilhas, depois de lavadas, devem ficar numa tigela, cobertas com água do mar ou água doce com bastante sal durante 4 a 5 horas. Num tacho coloca-se o azeite e a cebola picada a alourar, espalha-se a farinha de milho lentamente e vai-se mexendo ao mesmo tempo, ficando a ferver durante 15 minutos para fazer o xarém. Frita-se as tiras de toucinho e os quadradinhos de pão em azeite, retira-se da frigideira e reserva-se. Na mesma frigideira abrem-se as conquilhas, junta-se o toucinho, o pão frito e os coentros picados ao xarém, rectifica-se de sal e serve-se.
A receita, oriunda de Olhão, pode e deve ser seguida ao pormenor para comprovar a verdadeira delícia que é este prato, ou então apreciada nos restaurantes locais. Sendo a única especialidade algarvia a concurso, espera-se que a região vote em peso na maravilha da gastronomia que esperamos eleger em Setembro. As votações podem ser feitas através do sítio www.7maravilhas.sapo.pt, pelo telefone 760 302 709 ou enviar um SMS com o número 709.