terça-feira, 28 de junho de 2011

Sapadores Florestais de Portimão em alerta durante todo o Verão

Entre Julho e Setembro, a Equipa de Sapadores Florestais do Município de Portimão, composta por quatro elementos, vai proceder à vigilância activa, primeira intervenção, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Criada em 2010, na sequência do protocolo de colaboração entre o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, o Município de Portimão e a Autoridade Florestal Nacional, esta estrutura encontra-se apetrechada com um ‘kit’ adequado às suas funções e montado em veículo próprio.

Os seus efectivos frequentaram formação específica do Curso de Sapador Florestal, habilitando-os para o desempenho de diferentes tarefas de gestão florestal e defesa da floresta, nomeadamente acções de silvicultura, gestão de combustíveis, acompanhamento na realização de fogos controlados e realização de queimadas.
Estes trabalhadores especializados exercem ainda funções de sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de prevenção, uso do fogo e da limpeza das florestas, vigilância das áreas florestais do município e ainda primeira intervenção em incêndios florestais, combate e subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Desde o início das suas funções, a equipa tem desempenhado um papel determinante na construção da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível em Estradas Municipais das zonas mais rurais, nomeadamente a estrada Rasmalho/Chão Frio/Monte Novo e parte da EM 532 no segmento entre o sítio do Embarradoiro de Baixo até ao limite do concelho.