terça-feira, 28 de junho de 2011

No IPJ: Exposição “Anne Frank: uma história para hoje”

O Instituto Português da Juventude (IPJ) e o Projecto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente”/Associação Internacional Intercultural Projects and Research têm a honra de apresentar a exposição “Anne Frank: uma história para hoje” no IPJ em Faro, de 4 a 27 de Julho. No IPJ de Faro a exposição pode ser visitada de 4 a 27 de Julho, de segunda a sexta, das 9h00 às 20h00.

A exposição, patente no ano transacto em mais de 150 cidades em todo mundo, dirige-se a quem não teve oportunidade de ainda realizar uma visita ao Museu Anne Frank House em Amesterdão. É constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank, nela se narra a vida de Anne tendo como pano de fundo a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto.

Ninguém que visite esta exposição poderá passar por ela e esquecer o que o ódio racial pode fazer a uma sociedade.
Utilizando 34 painéis educativos, a exposição conta a história de Anne Frank através de uma linha temporal situando-se por um lado a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e por outro a vida pessoal de Anne Frank.
Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como a história pessoal se relaciona com os eventos ocorridos a nível mundial.
Os visitantes terão também a oportunidade de deixar uma mensagem que mostre a sua ligação a Anne e que servirá para construir uma corrente colorida que se ligará à exposição.
A exposição “Anne Frank: uma história para hoje” encontra-se em Portugal, circulando durante os próximos meses por mais de uma dúzia de cidades, integrada num mais amplo Projecto denominado “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente” (http://direitoshumanos.up.pt/) que será desenvolvido nos próximos anos junto dos jovens portugueses com a finalidade da construção de um pensamento crítico sobre Direitos Humanos, contando com o apoio de várias entidades e sponsors oficiais.
fotos google