terça-feira, 28 de junho de 2011

Faro vai ter um Mercado de Trocas

É já no próximo dia 3 de Julho que acontecerá a 1ª edição do Mercado de Trocas de Faro – o TrocAqui. Ao contrário do que normalmente acontece, para fazer compras neste mercado não é preciso levar dinheiro - basta disponibilizar produtos ou serviços para intercambiar com outras pessoas.

Alimentos da horta, brinquedos, CDs ou peças de artesanato, são alguns exemplos de bens, de produção própria ou usados, que os interessados poderão trazer e/ou encontrar neste espaço. Mas também os “saberes”, sob a forma de serviços prestados (no local ou mais tarde), animação, formação, etc. servirão de moeda de troca no TrocAqui. Assim “por exemplo, uma pessoa que esteja interessada no azeite aromático produzido por uma associação, poderá negociar levá-lo em troca de umas horas de trabalho de pintura na instituição”, explica a organização.

Este tipo de iniciativa, que já acontece noutras localidades da região, pretende reforçar mecanismos de economia alternativa, solidária, que dispensando o uso de dinheiro e revitalizando circuitos de produção local, assumem cada vez mais óbvio interesse face à actual situação de crise.
A ideia, esclarecem os promotores, é “dar novo valor ao que cada um sabe fazer ou ao que às vezes já não precisa mas para outros pode ser útil, criando ao mesmo tempo oportunidades de colaboração, de convivialidade, e uma maior sensibilização para consumos mais sustentáveis”.
As regras de funcionamento deste Mercado foram decididas em conjunto numa discussão pública, promovida pelo grupo organizador, o Glocal>Faro, que contou com a participação de associações locais e residentes, além da autarquia de Faro, que apoia igualmente a iniciativa. Optando pela máxima simplificação da estrutura de apoio, a participação nesta iniciativa está aberta a todos sem necessidade de inscrição prévia – mas requerendo que cada um leve expositor, banca ou qualquer outro equipamento de que necessite.
O TrocAqui irá ainda contribuir para dar mais vida ao centro da cidade de Faro, sendo o evento acolhido pelo Largo da Madalena na manhã (10h-13h) do 1º domingo de cada mês.
Os participantes poderão assim também apreciar os resultados da intervenção de replantação de canteiros que foi recentemente levada a cabo neste espaço por vários cidadãos e entidades, e desde então mantida com a colaboração de residentes e comerciantes locais.
Mais informação e Regras de Funcionamento em: http://glocalfaro.blogspot.com/p/mercado-de-trocas.html
Organização da acção: Glocal>Faro - Apoio: Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia de S. Pedro