domingo, 7 de agosto de 2011

ARH entrega ponte da Ribeira do Algibre à Câmara Municipal de Albufeira

A Administração Hidrográfica (ARH) do Algarve vai proceder,amanhã, segunda-feira, dia 8 de Agosto, pelas 10:30 da manhã, à entrega protocolar da nova ponte rodoviária sobre a ribeira do Algibre, conhecida por ponte do Parral , na freguesia de Paderne, à Câmara Municipal de Albufeira.

A cerimónia, que decorrerá no local, assinala a conclusão formal da empreitada, que decorreu na sequência de um procedimento contratual elaborado pela ARH do Algarve, que representou um investimento de aproximadamente 177 mil euros.
A nova ponte tem um único pórtico com dois apoios encastrados nas bases, com uma altura de seis metros e um vão livre de 15 metros. A largura total do tabuleiro é de 8,5 metros, incluindo uma faixa de rodagem de 5,5 metros e dois passeios com 1,5 metros de largura.
A construção da nova infra-estrutura surgiu na sequência da queda da antiga ponte agrícola, na noite de 5 para 6 de Abril de 2010, devido ao arrastamento de grandes quantidades de material sólido em suspensão, nomeadamente canas e troncos de árvores mortas.
Aquele material flutuante foi-se acumulando nos pilares centrais da ponte, o que acabou por provocar a subescavação das fundações e o consequente abatimento, seguido do colapso de toda a estrutura.
A acumulação de canas no leito da ribeira, que se estendia já por 450 metros, obstruía a secção de vazão existente, o que poderia condicionar o livre escoamento das águas no Inverno 2010/2011, pondo em risco margens, terrenos agrícolas e infra-estruturas existentes a jusante, designadamente povoações, pontes, pontões e açudes.
Antes da construção da nova estrutura, a ARH procedeu à remoção dos escombros da ponte que ruiu e do material depositado no leito, assegurando o transporte e encaminhamento dos resíduos para destino adequado.