quarta-feira, 17 de novembro de 2010

VATe - Serviço Educativo estreia "A Tempestade", em Alcoutim




O VATe - Serviço Educativo da ACTA dá início à tournée escolar com o espectáculo de marionetas "A Tempestade" de William Shakespeare no próximo dia 23 de Novembro, em Alcoutim. Durante os meses de Novembro e Dezembro este espectáculo irá de autocarro visitar as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da região do Algarve.
Inspirado na última peça escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, o espectáculo “A Tempestade” conta-nos a história do Duque Próspero que, após ter sido expulso do seu reino e lançado no mar num batel sem vela nem mastro, com a sua filha Miranda, chega a uma ilha onde vai residir e a mandar.
Que ilha é esta onde Próspero e Miranda vivem?
Todas as “ilhas” onde nos refugiamos para pensar, julgar, disputar, estabelecer a ordem. Quantas “tempestades” tem o Homem levantado, jogando o jogo do poder? A que custo?
Aparentemente tudo está solucionado. Próspero tanto nos poderá parecer admirável e bondoso como déspota, vingativo e manipulador.
Próspero é um homem sábio e vai recorrer às suas “artes mágicas” para fazer sonhar. O Teatro ainda tem esse poder!
A encenação é Jeannine Trévidic de e a concepção das marionetas de Carla Dias, a interpretação fica a cargo de Jeannine Trévidic e de Carla Dias e a operação de luz e som é realizada por Luisa Gonçalves.
O espectáculo tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Dos Cotovelos para baixo”. Este atelier refere-se ao espaço no nosso corpo que vai do cotovelo até à ponta dos dedos. É neste pedaço de corpo que nos vamos concentrar. No topo, a seguir ao pulso, está a mão. A mão não serve só para agarrar ou calçar uma luva. As mãos podem ter vida própria, transmitir sentimentos, ter algo importante para dizer. Elas não são todas iguais, as minhas são diferentes das tuas, mesmo a minha mão direita não é igual à minha mão esquerda. Partindo das características das personagens da peça “A Tempestade” vamos trabalhar sobre a diferença, sobre as nossas qualidades e defeitos, vestindo as nossas mãos com luvas de diferentes feitios e imaginando que têm roupas, caras e personalidades diversas.