quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Em Lagoa: 'SCHUMANN' POR FRANCISCO BRAZÃO E FRANCISCO SASSETTI


o barítono algarvio Francisco Brazão

Francisco Sasseti

Recital de Canto e Piano no Auditorio Municipal de Lagoa – 1 de Dezembro


O já bem conhecido baixo-barítono Francisco Brazão e o conceituado pianista Francisco Sassetti vão estar presentes no Auditório Municipal de Lagoa, no próximo dia 1 de Dezembro, num recital de canto e piano, a assinalar o bicentenário do nascimento do compositor Robert Schumann.
Ao longo de 2010, o cantor Francisco Brazão tem vindo a homenagear Robert Schumann e seus seguidores, em cidades Algarvias e numa recente tour, que fez pela Escócia. Teve o prazer de ser acompanhado pelos pianistas André Piollanti e Joseph Fleetwood.
À semelhança destes Recitais, a Archimousiké, empresa produtora deste espectáculo, irá promover, na cidade de Lagoa, no próximo dia 1 de Dezembro, aquele que será um memorável espectáculo, proporcionada pela cumplicidade que o baixo-barítono Francisco Brazão e o pianista de renome Francisco Sassetti, apresentarão em palco.
Este espectáculo conta com o todo o apoio logístico do Auditório Municipal de Lagoa e do Município de Lagoa, e o patrocínio do Monte Santo, Suite Resort de cinco estrelas no Carvoeiro.
O objectivo é chegar junto de novos públicos, para dar a conhecer aquele que foi um dos grandes compositores do Romantismo.
Lagoa é a localidade onde o cantor Francisco Brazão já é reconhecido pelo seu talento e grande contributo na área coral.
Neste sentido, dirigimo-nos a V. Exa., com o intuito de solicitar disponibilidade na divulgação do referido evento.

INFORMAÇÕES SOBRE O RECITAL:

Uma das formas musicais mais apreciadas no período Romântico foi o Lied, palavra alemã que significa "canção". De entre os músicos que se dedicaram à composição de Lieder, durante a primeira metade do sec. XIX, destacou-se o compositor alemão Robert Schumann.
Com o intuito de comemorar os 200 anos do nascimento daquele grande compositor, o baixo-barítono Francisco Brazão e o pianista Francisco Sassetti juntaram-se para interpretar o ciclo de 16 canções 'Dichterliebe, op. 48' (Amor de Poeta, op. 48), composta em 1840, para voz solista acompanhada por piano.
No início da segunda parte do recital, os dois músicos prestam homenagem a um outro grande compositor emblemático do período Romântico na Europa: Maurice Ravel, aluno de composição de Fauré e fortemente influenciado por Liszt. Outras obras a apresentar evocam dois distintos compositores portugueses, nomeadamente Vianna da Motta, um dos últimos alunos de Liszt, e Luis de Freitas Branco, uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do sec. XX. Para completar este exigente e magnífico repertório, o pianista Francisco Sassetti interpretará a solo o sublime 'Claire de Lune', de Debussy.

BIOGRAFIAS

Natural do Algarve, Francisco Brazão é mestrando em Canto na ESART sob orientação da Professora Ana Ester Neves. Trabalhou com Armando Possante, Birgit Wegemann, Claire Vangelisti, Guillemette Laurens, Isabel Alcobia e João Lourenço.
Tem realizado recitais em Portugal e no Estrangeiro interpretando diversos lieder, mélodie, árias e duetos de algumas óperas.
Apresentou-se em ópera e em concerto em diversas cidades do País sob direcção de maestros como Gonçalo Lourenço, João Paulo Santos e José Carlos Oliveira. Interpretou o papel de Aeneas na ópera Dido and Aeneas de Henry Purcell, de Ariodate na ópera Xerxes de Händel, e de D. Parmenione em L’occasione fa il ladro de Rossini.
Estudou direcção com os maestros Artur Pinho, Cara Tasher, Eugene Rogers, Gonçalo Lourenço, José Filipe Guerreiro e Paulo Lourenço. Dirige o Coral Ideias do Levante e o Coro Internacional de Aljezur. Estudou Pedagogia com Edwin Gordon e Jos Wuytack, entre outros. Realizou diversas oficinas de Técnica Vocal para actores e cantores. Presentemente lecciona no Curso de Formação Musical no INUAF, em Loulé e no Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação, na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro.

Francisco Sassetti é natural de Lisboa, e iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Estudou ainda com Dinorah Leitão e Tãnia Achot. Na classe de Eugene Pridonoff da Universidade de Cincinnati (E.U.A) obteve o mestrado em Piano Performance (1995).
Francisco Sassetti tem-se destacado como um dos principais pianistas acompanhadores portugueses nos últimos 20 anos. Tendo iniciado a carreira de concertista em 1998 no Teatro S. Luíz em Lisboa, já se apresentou com a grande maioria dos principais cantores nacionais, por todo o país e ainda em Espanha, França, Bélgica, E.U.A., Alemanha e Uruguai.
Em 2006 apresentou-se com a Orquestra Sinfonietta num concerto de piano a quatro mãos de Malcolm Arnold , com Ilda Rodrigues e sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e tem, nos últimos anos, colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian em diversos recitais para crianças como músico-actor. Apresenta-se também com o Côro Regina Coeli, o Côro do Teatro Nacional de S. Carlos, Coral Luísa Todi, Coral O Tempo Canta, Coral Lisboa Cantat, Côro da Universidade de Lisboa e Côro Públia Hortênsia.
Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês “Aurelien”, com Sandra Medeiros (3 canções de Emanuel Frazão), com Catarina Molder (“Cantar os Clássicos” 2009), com Ângela Silva e Paulo Guerreiro (“Brumas”, 2010) e ainda com Maria João um disco com música de Emanuel Andrade. Gravou por diversas vezes para a Antena 2 e ainda para a Rádio Clássica de Cincinnati. Prepara para 2011 a gravação de 2 cds com a cantora Catarina Molder.
É actualmente pianista acompanhador na Escola Superior de Música de Lisboa e na Orquestra Metropolitana de Lisboa.